Escrita e memória no Fedro de Platão
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v11i1.640Palabras clave:
Escrita; Memória; Recordação; Retórica; Saber.Resumen
Seria a escrita um remédio (pharmakon) para a memória e a causa de sabedoria entre os homens? Essa é a questão fundamental que este trabalho pretende investigar a partir do mito da invenção da escrita presente no Fedro de Platão (428-347 a.C.). A análise feita por Sócrates e Fedro, os dois interlocutores da conversação, nos conduzirá para pensar sobre uma questão que perpassa todos os diálogos de Platão, que é a natureza do saber e sua relação com a linguagem. Veremos como Sócrates(personagem) enuncia a diferença entre memória e recordação, mnéme e anámnesis. Tal exame conceitual se apresenta como capital para que se entenda como a alma (psychê) desperta, através da linguagem, para a atividade filosófica, o que acaba sendo também uma crítica à retorica dos sofistas, logógrafos, políticos e oradores contemporâneos de Platão.
Descargas
Citas
BRANDÃO, Jacytho Lins. As musas ensinam a mentir. Ágora: Estudos clássicos em debate. Belo Horizonte, n.2, 2000. Disponível em:http://revistas.ua.pt/index.php/agora/index. Acesso em: 06 de jan. 2011.
BRANDÃO, Junito de Sousa. Mitologia grega. Ed. 20. Vol. 1. Petrópolis:Vozes, 2007.
BRISSON, Luc. Leituras de Platão. Trad. Sonia de Maria Maciel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
CARDOSO, Delmar. A alma como centro do filosofar de Platao: uma leitura concêntrica do Fedro à luz da interpretação de Franco Trabattoni. Sao Paulo: Loyola, 2006.
CASSERTANO, Giovanni. Sofista. Trad. José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2010.
DERRIDA, J. A Farmácia de Platão. Trad. Rogério da Costa. São Paulo: Iluminuras, 1991.
DETIENNE, Marcel. Os mestres da verdade na Grécia arcaica. Tradução de Andrea Daher. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
GOBRY, Ivan. Vocabulário grego da filosofia. Trad. de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GÓRGIAS. Testemunhos e fragmentos. Trad. e comentário de Manuel José de Sousa Barbosa e Inês Luisa de Ornellas e Castro. Lisboa: Edições Colibri, 1993.
HAVELOCK, Erik. Prefácio à Platão. Trad. de Enid Abreu Dobránzsky. Campinas:Papirus Editora, 1996.
JAEGER, Werner W. Paidéia: a formação do homem grego. 5. ed. Trad. de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
MONTENEGRO, Maria Aparecida. “A linguagem como pharmakon no Fedro de Platão”. In: PEIXOTO, M.C.D.(org). A saúde dos antigos: Reflexõs gregas e romanas. São Paulo: Loyola, p. 87 -94, 2009.
MONTENEGRO, Maria Aparecida. Peri physeos psyches: sobre a natureza da alma no Fedro. Kriterion: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v.51, n.122, p.441-458, jul.-dez./ 2010.
PLATÃO. O banquete. Trad. de José Cavalcante de Sousa. São Paulo: Abril cultural, 1972.
PLATÃO. Fedro. Trad. de José Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70. 1997.
PLATÃO. A República. Trad. e notas de Eleazar Magalhães Teixeira. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
SCHULER, Donaldo. Mythos e lógos nos diálogos platônicos. Letras Clássicas, São Paulo, n.2, p. 317-333, 1998.
SCHULER, Donaldo. Eros: dialética e retórica. São Paulo: Edusp, 2001.
SANTOS, Raimundo Araújo. O Fedro na perspectiva dialógico-dramática da filosofia de Platão. Cadernos UFS de Filosofia, Sergipe, v.5, fas. XI, p.76-88, jan.-jun./ 2009. Disponível em: http://200.17.141.110/periodicos/cadernos_ufs_filosofia/. Acesso em: 5 de mar. 2011.
TRABATTONI, Franco. Scrivere nell`anima – verità, dialettica e persuasione in platone. Firenze: La Nuova Italia Editrice, 1994.
TRABATTONI, Franco. Oralidade e escrita em Platão. Trad. Roberto Bolzani e Fernando Eduardo de Barros Rey Puente. São Paulo: Discurso Editorial, 2003.
TRABATTONI, Franco. Platão. Trad. Rineu Quinalia. São Paulo: Annablume, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Griot: Revista de Filosofía mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitiendo compartir y adaptación, incluso con fines comerciales, con el debido reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Lea mas...