Hannah Arendt e a educação dos recém-chegados
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v23i3.3410Palabras clave:
Natalidade; Educação; Mundo.Resumen
Neste artigo, buscaremos refletir sobre como Hannah Arendt concebe um certo tipo de educação ao mesmo tempo conservadora e revolucionária. Este será, assim como a indicação de que pensar sobre a questão educacional das crianças e jovens diz respeito a uma crise mais geral na modernidade, um ponto de tensionamento rumo à hipótese segundo a qual é possível refletir sobre como inserir os imigrantes, refugiados ou apátridas em um local ao qual se dirigiram e que lhes é estranho. Para tanto, o fio condutor desta argumentação será o conceito de natalidade, pois consideramos ser a partir dele que Arendt evoca a radicalidade da qual todos os seres humanos são portadores, isto é, a potencialidade de começar algo novo. Assim, articulam-se os tensionamentos entre conservar um mundo que é precedente aos que lhe são recém-chegados, tanto as crianças como os migrantes, ao mesmo tempo em que estes adicionam algo de si mesmo neste mundo para os que ainda estão por vir.
Descargas
Citas
AGUIAR, Odílio. Condição Humana e Educação em Hannah Arendt. Educ. e Filos., Uberlândia, v. 22, n. 44, jul./dez. 2008, p. 23-42.
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: Entre o Passado e o Futuro. Tradução Mauro V. Barbosa. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 221-247.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Tradução Roberto Raposo. Revisão técnica Adriano Correia. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
ARENDT, Hannah. Nós, refugiados. In: Escritos Judaicos. Tradução Laura Degaspare Monte Mascaro, Luciana Garcia de Oliveira, Thiago Dias da Silva. Barueri: Amarilys, 2016.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: Distinções, relações e tensões. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 128, jul.-set., 2014. p. 813- 828.
CORREIA, Adriano. Natalidade e amor mundi: sobre a relação entre educação e política em Hannah Arendt. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3,set./dez. 2010. p. 811-822.
SILVA, Ricardo George de Araújo. A questão dos refugiados e ideia de pertencimento de mundo em Hannah Arendt. Philósophos, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 365-401, jan./jun. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 João Pedro Andrade de Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en Griot: Revista de Filosofía mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitiendo compartir y adaptación, incluso con fines comerciales, con el debido reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Lea mas...