Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno

Autores

  • Karina de Matos Nunes Colla Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lauro de Matos Nunes Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.567

Palavras-chave:

Emancipação; Democracia; Alienação; Educação; Liberdade.

Resumo

Este artigo busca aliar as leituras de Adorno e Dewey acerca do papel da educação frente o fenômeno da alienação social, focando principalmente a experiência dentro do processo de emancipação. Ao final, busca-se identificar os ideais de coletividade e compromisso como premissas falsas dos processos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina de Matos Nunes Colla, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná – Brasil.

Lauro de Matos Nunes Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina - Brasil.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad.: Wolfgang Leo Maar. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W. Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã. In: Adorno. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores)

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Trad.: Guido Antônio de Almeida. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad.: Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979a.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Trad.: Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979b.

DEWEY, John. Teoria da Vida Moral. Trad.: Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme; Anísio S. Teixeira; Leônidas Contijo de Carvalho. In: Dewey. São Paulo: Nova Cultural. 1980. (Os Pensadores)

DURANT, Will. História da Filosofia. Trad.: Luiz Carlos do Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

SCHMITZ, Egídio F.. O Pragmatismo de Dewey na Educação: esboço de uma filosofia da educação. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora S.A., 1980.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

COLLA, Karina de Matos Nunes; FILHO, Lauro de Matos Nunes. Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 93–107, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v8i2.567. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/567. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos