Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.567Palavras-chave:
Emancipação; Democracia; Alienação; Educação; Liberdade.Resumo
Este artigo busca aliar as leituras de Adorno e Dewey acerca do papel da educação frente o fenômeno da alienação social, focando principalmente a experiência dentro do processo de emancipação. Ao final, busca-se identificar os ideais de coletividade e compromisso como premissas falsas dos processos educacionais.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad.: Wolfgang Leo Maar. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor W. Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã. In: Adorno. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores)
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Trad.: Guido Antônio de Almeida. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad.: Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Experiência e Educação. Trad.: Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979b.
DEWEY, John. Teoria da Vida Moral. Trad.: Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme; Anísio S. Teixeira; Leônidas Contijo de Carvalho. In: Dewey. São Paulo: Nova Cultural. 1980. (Os Pensadores)
DURANT, Will. História da Filosofia. Trad.: Luiz Carlos do Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
SCHMITZ, Egídio F.. O Pragmatismo de Dewey na Educação: esboço de uma filosofia da educação. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora S.A., 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...