Hannah Arendt e a educação dos recém-chegados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v23i3.3410

Palavras-chave:

Natalidade; Educação; Mundo.

Resumo

Neste artigo, buscaremos refletir sobre como Hannah Arendt concebe um certo tipo de educação ao mesmo tempo conservadora e revolucionária. Este será, assim como a indicação de que pensar sobre a questão educacional das crianças e jovens diz respeito a uma crise mais geral na modernidade, um ponto de tensionamento rumo à hipótese segundo a qual é possível refletir sobre como inserir os imigrantes, refugiados ou apátridas em um local ao qual se dirigiram e que lhes é estranho. Para tanto, o fio condutor desta argumentação será o conceito de natalidade, pois consideramos ser a partir dele que Arendt evoca a radicalidade da qual todos os seres humanos são portadores, isto é, a potencialidade de começar algo novo. Assim, articulam-se os tensionamentos entre conservar um mundo que é precedente aos que lhe são recém-chegados, tanto as crianças como os migrantes, ao mesmo tempo em que estes adicionam algo de si mesmo neste mundo para os que ainda estão por vir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Andrade de Campos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO, Brasil.

Referências

AGUIAR, Odílio. Condição Humana e Educação em Hannah Arendt. Educ. e Filos., Uberlândia, v. 22, n. 44, jul./dez. 2008, p. 23-42.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: Entre o Passado e o Futuro. Tradução Mauro V. Barbosa. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 221-247.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Tradução Roberto Raposo. Revisão técnica Adriano Correia. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

ARENDT, Hannah. Nós, refugiados. In: Escritos Judaicos. Tradução Laura Degaspare Monte Mascaro, Luciana Garcia de Oliveira, Thiago Dias da Silva. Barueri: Amarilys, 2016.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: Distinções, relações e tensões. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 128, jul.-set., 2014. p. 813- 828.

CORREIA, Adriano. Natalidade e amor mundi: sobre a relação entre educação e política em Hannah Arendt. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3,set./dez. 2010. p. 811-822.

SILVA, Ricardo George de Araújo. A questão dos refugiados e ideia de pertencimento de mundo em Hannah Arendt. Philósophos, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 365-401, jan./jun. 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

ANDRADE DE CAMPOS, João Pedro. Hannah Arendt e a educação dos recém-chegados. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 11–19, 2023. DOI: 10.31977/grirfi.v23i3.3410. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3410. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos