O trabalho pedagógico com a filosofia na escola
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2339Palavras-chave:
Escola; Ensino de Filosofia; Trabalho Docente; Ensino e Aprendizagem em Filosofia.Resumo
O artigo discute a presença da Filosofia como componente curricular na Escola. Seu objetivo é formular elementos que ensejem a discussão sobre a possibilidade de organização do trabalho pedagógico mediadores de ensino e aprendizagem. Para tanto, faz-se uma breve reflexão sobre a escola, o trabalho docente – notadamente naquilo que se refere à relação professor/aluno.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. A situação da Filosofia no mundo contemporâneo. In. Para uma nova teoria do sujeito: conferências brasileiras. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo. Unesp, 1999.
COSTA, L. e RODRIGUES, L. Sala de Aula: o encontro nosso de cada dia. In: OSOWSKI, C. (Org.). Provocações da sala de aula. São Paulo: Loyola, 1999. Pp. 13-40
ENGUITA, Mariano. A Face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre. Artes Médicas, 1989.
FERREIRA JUNIOR, Wanderley J. Filosofia e Educação (Online), ISSN 1984-9605. Volume 3, Número 1, Abril de 2011- Setembro de 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GRAMSCI, Antonio. Il Materialismo Storico. Torino. Ed. Reuniti, 1975.
KANT, E. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco C. Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1999.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da Escola. Uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. 2ª Ed. Belo Horizonte. Autêntica Editora. 2014.
MATOS, Junot Cornélio. Professor Reflexivo? Apontamentos para o debate. In GERALDI/FIORENTINI/PEREIRA, Corinta/Dario/Elisabete. Cartografias do Trabalho Docente – professor(a)-pesquisador(a). – Campinas/SP: Mercado de Letras – Associação de Leitura do Brasil (ALB). 1998 (Coleção Leituras no Brasil), 1998. Pp. 277 a 306.
MATOS, Junot Cornélio. Escola: Espaço para a formação de formadores. In: OSOWSKI, C. (Org.). Provocações de sala de aula. São Paulo: Loyola, 1999.
POSTIC, M. A relação pedagógica. Tradução de João Nunes Torrão. Coimbra: Coimbra Editora, 1984.
RABUSKE, E. Antropologia Filosófica. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1981.
SILVA, M. Cecília P. da A Paixão de Formar: da psicanálise à educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SAVIANI, D. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. S. P.: Cortez. 1980.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1991.
SEVERINO, A. Joaquim. Filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In:GHIRALDELLI Jr. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A., pp. 267-328. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Junot Matos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...