Percepção de contrastes oclusivos do Português de alunos moçambicanos que têm o Emakhuwa como língua materna

Auteurs

  • Carlos Antonio Zimba Universidade Eduardo Mondlane
  • Feliciano Salvador Chimbutane Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, professor Associado em Sociolinguiatica Educacional
  • Ana Ruth Moresco Miranda Universidade Federal de Pelotas

Mots-clés :

PALAVRAS-CHAVE Perceção da fala; Contrastes fonológicos; Língua segunda

Résumé

No presente artigo apresentamos e discutimos a forma como alunos moçambicanos da 6ª classe, que têm o Emakhuwa[1] como língua materna, percebem os contrastes fonológicos das consoantes oclusivas do Português como língua segunda, tendo em conta que, diferentemente do Português, o Emakhuwa não apresenta, no seu sistema fonológico, os fonemas sonoros /b, d, g/, possuindo apenas os fonemas surdos /p, t, k/ (cf. SITOE & NGUNGA, 2000; NGUNGA & FAKIR, 2011). Pretendemos, especificamente, descrever o desempenho percetual-auditivo de consoantes oclusivas do Português de alunos da 6 ª classe que têm o Emakhuwa como língua materna. Para auxiliar na compreensão, criamos um grupo de controlo que tem Português como língua materna. No âmbito da recolha de dados foi configurado um teste para avaliar o desempenho percetual e auditivo dos participantes a partir da actividade de identificação, também conhecida como tarefa de escolha forçada, e envolve contrastes fonológicos do Português na posição de Onset silábico. Dentre as nossas conclusões destacamos o facto de que os participantes que têm o Emakhuwa como língua materna e Português como lingua segunda, tiveram dificuldades na identificação de contrastes fonológicos que envolvem fonemas sonoros ao confundi-las com as consoantes surdas que são aquelas disponíveis no seu sistema fonológico. Outro aspeto destacável no âmbito das conclusões relaciona-se com o facto de os participantes do grupo experimental terem apresentado um desempenho numericamente inferior relativamente ao dos participantes do grupo de controlo. 

 

 

 

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Bibliographies de l'auteur

Carlos Antonio Zimba, Universidade Eduardo Mondlane

Possui mestrado em Ensino do Português L2 pela Universidade Eduardo Mondlane(2014). Atualmente é Pesquisador do Centro de Estudos Africanos. Tem experiência na área de Lingüística

Feliciano Salvador Chimbutane, Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, professor Associado em Sociolinguiatica Educacional

Feliciano Salvador Chimbutane, Doutorado em linguas e educacao pela Universidade de Birminghan, Reino Unido. Professor associado em Sociologia Educacional. Tem como areas de investigacao as Linguas e Educacao, Ensino Bilingue e Sintaxe do Portugues e das Linguas Bantu. Tem varios artigos publicados em revistas internacionais.

Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas

Ana Ruth Moresco Miranda, Pos Doutorada em Linguistica_Aquisicao da Escrita_ pela Universidade de Barcelola. Doutorada em Letras pela Pontifica Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem como areas de investigacao a Aquisicao da Escrita, principalmente ortografia e sua relacao com a Fonologia. Tem artigos publicados em varias revistas brasileiras e internacionais.

Références

REFERÊNCIAS
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Publiée

2021-08-23