Conhecimento Intercaps sobre Educação Física (Cicapef)
importância da extensão para a formação inicial e continuada de graduandos e professores conectados com a sociedade atual
Palavras-chave:
Educação Física, Colégios de Aplicação, Formação profissionalResumo
O presente artigo apresentará o projeto de extensão “Conhecimento InterCAps sobre Educação Física (Cicapef)” que tem como objetivo proporcionar formação inicial e continuada a graduandos e professores de Educação Física atuantes na Educação Básica por meio de cursos que abordam e discutam novas metodologias e novos temas referentes à Educação Física Escolar. As ações do projeto proporcionam uma aproximação desta disciplina escolar com questões mais atualizadas e contextualizadas com a sociedade atual. Tais momentos são realizados por professores atentos às mudanças dentro da Educação Física e sediados, preferencialmente, em Colégios de Aplicação (CAps). Os resultados demonstram que o projeto tem contemplado temas relevantes à área, satisfazendo os cursistas participantes que são compostos, principalmente, por professoras da Rede Pública de Ensino.
Downloads
Referências
ANTUNES, M. M.; MIRANDA, M. A Educação Física Escolar em Colégios de Aplicação: múltiplos olhares.Curitiba: Editora CRV, 2007.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______.Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2022.
COELHO, G. C. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 11-24, 2014.
DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. 1ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê?.Instituto Paulo Freire, v. 15, p. 1-18, 2017.
MATOS, M. C. Os sentidos de Educação Física na escola e seus impactos na formação do professor. Revista e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, p. 41-52, 2016.
SANTOMAURO, B.; SCACHETTI, A. L.; SCAPATICIO, M. Colégios de aplicação são ilhas de excelência no Brasil. Revista Nova Escola. Março, 2012. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/1471/colegios-de-aplicacao-sao-ilhas-de-excelencia-no-brasil> Acesso em: 7 ago. 2022.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.