EDUCA RAP DICAS SOCIOAMBIENTAIS – UMA INICIATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ONDAS DO RÁDIO1

Auteurs

  • Roger Vance UFRB
  • Ana Carolina das Neves de Oliveira UFRB
  • Rebeca Falcão Dias UFRB
  • Marcelo Henrique Siqueira de Araújo UFRB
  • Paulo Gabriel Soledade Nacif UFRB

Mots-clés :

Sociedade e Meio Ambiente, Rádio Comunitária, Hip-Hop, Redes Sociais

Résumé

A questão ambiental, desde os anos 1970, alcança grande relevância no debate público na sociedade, contudo ainda não se conseguiu endereçar soluções efetivas. Neste contexto, as ações de educação ambiental ganham relevância, ao promover a sensibilização das pessoas quanto às relações natureza e sociedade. O projeto Educa Rap Dicas Socioambientais surge para elaborar e divulgar conteúdos educativos usando o rádio, as plataformas de streaming e redes sociais, de forma articulada com o Educa Rap, projeto em andamento na UFRB, cuja parceria amplia as oportunidades de alcançar o público jovem e periférico por meio da utilização da linguagem do Hip Hop. Os conteúdos são divulgados nas redes sociais e no programa Rap É O Som, produzido pelo Educa Rap e transmitido semanalmente pela Rádio Comunitária Santa Cruz FM, de Cruz das Almas (BA), no formato de um bloco que traz entrevistas com ativistas e/ou especialistas, indo ao ar quinzenalmente, aos sábados, estando no seu terceiro ano de edição. O texto traz os resultados do ano de 2022, quando foram realizadas 15 edições. O projeto destaca-se pela valorização da cultura da periferia e promoção do encontro de saberes, contribuindo assim para o estímulo à reflexão sobre as relações sociedade, meio ambiente e realidade local.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BIASOLI, S. Fundamentos de educação ambiental para sustentabilidade. São Paulo: Ed. Senac. 2018.

CALGARO, C.; SOBRINHO, L.L.P. Sustentabilidade e os problemas socioambientais na sociedade consumocentrista. Revista da Faculdade de Direito da UFMG. 76 (2020): 155-182. Disponível em:

https://revista.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/2083/1946. Acessado em 21 mar 2021.

DEL BIANCO, N. O rádio ainda é relevante na sociedade do século 21. Disponível em: <https://noticias.unb.br/artigos-main/2086-o-radio-ainda-e-relevante-na-sociedade-do-seculo-21>. Acesso em: 21 mar. 2021.

FELIX, J.B.J. Hip Hop – cultura e política no contexto paulistano. Curitiba: Appris Editora. 2018.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Ed. Brasiliense. 2017.

SANTOS MESSIAS, I. Hip Hop, Educação e Poder: o rap como instrumento de educação não formal. Salvador: EDUFBA. 2021.

SOARES, I.O. Educomunicação – o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas. 2012.

TEPERMAN, R. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Ed. ClaroEnigma. 2015.

VANCE, R.R.H et al. Educa rap: rap para educar, educar para transformar. IN: 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Belo Horizonte: UFMG. 2021. Disponível em : https://www.ufmg.br/cbeu/wp-content/uploads/2022/09/AnaisCBEU-ufmg-unifal-com.pdf . Acessado em 21 mar 2021.

VANCE, R.R.H. Educomunicação, rádios comunitárias e redes sociais na educação ambiental: o caso do Projeto de Extensão Educa Rap Dicas Socioambientais.2022. 52p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia). Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas.2022.

ZHOURI, A. et al. O desastre da Samarco e a política das afetações: classificações e ações que produzem o sofrimento social. Ciência e Cultura. v. 68, n. 3, p. 36–40, 2016. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/ . Acessado em 03 mar 2024.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2024-10-25

Comment citer

Vance, R., das Neves de Oliveira , A. C. ., Falcão Dias, R. ., Siqueira de Araújo , M. H. ., & Soledade Nacif , P. G. . (2024). EDUCA RAP DICAS SOCIOAMBIENTAIS – UMA INICIATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ONDAS DO RÁDIO1. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 257–265. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3556