ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

DIÁLOGOS DE SABERES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR E AGROECOLOGIA

Auteurs

Mots-clés :

Estágio., Educação não escolar., Diálogo de Saberes., Agroecologia.

Résumé

RESUMO

Este artigo tem como proposta dialogar a partir das experiências vivenciadas no campo de Estágio Supervisionado em Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Não Escolares, do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de formação de Professores - CFP/UFRB, apresentando a articulação realizada entre ensino, pesquisa e extensão por meio do desenvolvimento de propostas realizadas junto a Feira Agroecológica Prosas do Campo: Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, da cidade de Amargosa-BA. O objetivo principal foi compreender como a Feira Prosas do Campo, enquanto território de produção do conhecimento, articula experiências formativas a partir do diálogo de saberes. Tendo como base teórica os estudos de FREIRE (1983, 1987); GHANEM; TRILLA (2008); GARCIA (2006); SEVERO (2015) os quais abordam a educação não escolar como um processo de valorização dos conhecimentos populares e das trocas de saberes. Para isso, este artigo está subdividido em seções que discutem sobre o desenvolvimento, as propostas e ações assim como os resultados obtidos mediante as intervenções realizadas em campo de estágio tendo vista a perspectiva do ensino e da extensão.

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Biographie de l'auteur

Luana Patrícia Costa Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Pesquisadora do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora.

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Fichiers supplémentaires

Publiée

2024-10-25

Comment citer

Borges da Silva, M., Santos da Silva Santana, M., Oliveira do Santos, R., Correia dos Santos Araujo, T., & Costa Silva, L. P. . (2024). ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: DIÁLOGOS DE SABERES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR E AGROECOLOGIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 135–147. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3546