DANCENAS
A DANÇA EM CENA EM UMA AÇÃO EXTENSIONISTA
Mots-clés :
Dança, Produção Digital, InstagramRésumé
O projeto DanCenas busca colocar a dança em cena, ou seja, a dança como centralidade, que dialoga com outras dimensões dos saberes no campo da educação, lazer, cultura e arte, possibilitando diálogo acadêmico científico entre a Dança e suas mais diferentes conexões, dispersões e travessias. O projeto tem com o objetivo fomentar espaços para divulgação e circulação da produção de conhecimentos digitais sobre temáticas relacionadas à dança. As postagens são apresentadas por meio de recursos do Instagram, em quatro quadros distintos com identidades visuais específicas. Esses quadros são intitulados “Acontece em Cena”, “Diálogos em Cena”, “Dança em Cena”, “Curiosidades em cena”. Espera-se com esse projeto ampliar o acesso ao conhecimento sobre a dança, além de expandir os intercâmbios, parcerias e fomentos para o avanço e consolidação das práticas de ensino, pesquisa e extensão entre as áreas da Educação Física e Dança, ampliando sobremaneira o espaço acadêmico de interlocução.
Téléchargements
Références
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Recomendação no 36. Recomenda a implantação de medidas de distanciamento social mais restritivo (lockdown), nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos de COVID-19 e com taxa de ocupação dos serviços atingido níveis críticos. 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Recomendacoes/2020/Reco036.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.
DE SOUSA, Taciana Alves; ALMEIDA, Diélen dos Reis Borges. Divulgação científica na UFU: as ações que levam as pesquisas para fora da universidade. Revista do EDICC, v. 6, 2020.
DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Verônica Alves; CHAGAS, Alexandre Meneses. O pesquisador e a divulgação científica em contexto de cibercultura e inteligência artificial. Acta Scientiarum. Education, v. 42, 2020.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2021.
INSTAGRAM. Informação disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.instagram.android&hl=pt_BR&gl=US>. Aceso em 11 de março de 2022
NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto et al. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2020.
RANGINWALA, Saad; TOWBIN, Alexander J. Use of social media in radiology education. Journal of the American College of Radiology, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2018.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
SHAFER, Serena et al. Instagram as a vehicle for education: what radiology educators need to know. Academic radiology, v. 25, n. 6, p. 819-822, 2018.
SILVA, H. C. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, v.1, n. 1, p. 53-59, 2006.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, Comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas- SP: Autores Associados, 2006.
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Extensão 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.