INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO:

RELATO DA CÂMARA DE EXTENSÃO DO CCJE/UFRJ & O CASE DE DISCIPLINAS MISTAS DE ENSINO-PESQUISA E EXTENSÃO

Auteurs

  • Renata Bastos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Docente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) https://orcid.org/0000-0001-8259-6968
  • Sandra Maria Becker Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mots-clés :

pedagogia, disciplina mista, universidade pública

Résumé

O relato diz respeito à criação de disciplinas mistas de ensino-pesquisa e extensão, para graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como exemplo, as autoras apresentam um Case, relacionando as instâncias administrativas, normatizações e os processos didático-pedagógicos envolvidos para implantar, no curso de graduação em Curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – GPDES, uma disciplina mista intitulada Introdução à Pesquisa e Extensão. Bem como, salientamos a criação da Câmara de Extensão no âmbito do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, CCJE da UFRJ. O objetivo do texto é compartilhar e historiar o processo realizado para tal, assim como ressaltar a importância do tripé universitário ensino-pesquisa e extensão para a manutenção de experiências discentes e docentes tanto em termos teóricos e metodológicos, de forma a permitir a reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Renata Bastos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Docente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da área de Administração Pública - Evolução Histórica e Realidade Atual da Administração Pública no Brasil. Membro da Câmara de Extensão da Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014), com o projeto “O pensamento educacional brasileiro e a gestão democrática na escola: uma breve experiência”. Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2012), com a pesquisa sobre Caio Prado Júnior na política 1947-1948. Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1998), quando examinou os antecedentes da crise de 1929 através dos escritos dos pensadores José Carlos Mariátegui e John Maynard Keynes. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Colabora para o Centro de Estudios La Mujer en la História de América Latina. Faz parte do conselho consultivo da Cátedra Mariátegui. É membro fundador da International Gramsci Society do Brasil (IGS/Brasil). Foi Coordenadora, em 2007, da Secretaria de Educação Municipal de São Gonçalo, quando organizou o conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB..Autora do livro: Lord Keynes pelo AmautaMariátegui: A crítica da Economia de Keynes na Política de Mariátegui. Jundiaí(SP): PACO Editorial, 2019. http://lattes.cnpq.br/2570523947660949

 

Sandra Maria Becker Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID), smbtav@gmail.com

Références

COMUNICA EXTENSÃO PODCAST. O brasileiro entre outros hispanos. Locução e roteiro: Ana Carla Galante e Letícia Mercier. Local: Produtora: pró-reitora de extensão da UFRJ, 25 de janeiro de 2022. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3HH2HyMu255GNg4paZP7bJ?si=LMPWbdTGSFKo0ZvuWHi6yg

Acesso em: 30 de janeiro. 2022.

CRISTOFOLETTII, Evandro Coggo. SERAFIM, Milena Pavan. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, e90670, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623690670. Acesso em: 30 de janeiro de 2022.

BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 30 de janeiro de 2022.

______. Resolução nº 12, 30 de maio de 2019. Criação do Conselho de Extensão Universitária. In: Diário Oficial da União – seção 1. Nº 105, segunda-feira 3 de junho de 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 34a edição. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

BRASIL. LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 30 de janeiro de 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. Disponível em: https://xn--extenso-2wa.ufrj.br/images/LEGISLACAO/CNE---Resoluo-n-7-de-18-de-dezembro-de-2018.pdf. Acessado em 30 de janeiro. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Resolução CEG Nº 02/2013. In: Boletim da Universidade Federal do Rio de Janeiro Número 24 - 13 de junho de 2013. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2013/24-2013.pdf. Acesso em: 30 de janeiro. 2022.

_________________________________________. Resolução CEG nº 03/2014. In: Boletim da Universidade Federal do Rio de Janeiro Número 49 - 4 de dezembro de 2014. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2014/49-2014.pdf. Acesso em: 30 de janeiro. 2022.

_________________________________________. Resolução CEG nº 04/2014. In: Boletim da Universidade Federal do Rio de Janeiro Número 49 - 4 de dezembro de 2014. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2014/49-2014.pdf. Acesso em: 30 de janeiro. 2022.

__________________________________________. Resolução CEG nº 06/2018. In: Boletim da Universidade Federal do Rio de Janeiro Número 44 - 1º de novembro de 2018. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2018/44-2018.pdf. Acesso em: 30 de janeiro. 2022.

__________________________________________. Centro de ciências jurídicas e econômicas. Decania. Portaria nº 636, de 29 de janeiro de 2019. Câmara de Extensão do CCJE. In: Boletim da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Números 6 - 7 DE FEVEREIRO DE 2019. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://ccje.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/06/Boletim-6-2019-Portaria-636.pdf. Acesso em: 30 de janeiro de 2022.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-07-28

Comment citer

Bastos da Silva, R., & Becker Tavares, S. M. . (2022). INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO: : RELATO DA CÂMARA DE EXTENSÃO DO CCJE/UFRJ & O CASE DE DISCIPLINAS MISTAS DE ENSINO-PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 22(1), 17–22. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2844

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - Curricularização da Extensão: diretrizes, metodologias e experiências

Articles similaires

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.