Imprimindo uma Ideia:
Case de Sucesso do IEEE IAS
Mots-clés :
Cultura Maker, Ensino Remoto, Impressão 3DRésumé
Devido ao fechamento de todas as escolas por conta da pandemia, cerca de 18 milhões de estudantes do ensino médio e fundamental, ficaram sem aulas presenciais. Dentre esses números, encontram-se estudantes da rede pública de ensino que além das circunstâncias atuais, historicamente, ainda carregam as dificuldades sociais, culturais e tecnológicas para conseguirem estudar. Diante disso, o presente relato de experiência tem como intuito apresentar um estudo de caso de natureza descritiva, desenvolvido em parceria com uma escola da rede privada de ensino, com estudantes do ensino fundamental, a teoria e fabricação de impressoras 3D. Ajudando assim, a estimular o raciocínio lógico e a criatividade ao estudarem os fundamentos da Indústria 4.0, focando na manufatura aditiva de maneira didática e inovadora,. Dentre os principais resultados tiveram a gravação de 3 vídeos sobre a Indústria 4.0, manufatura aditiva e subtrativa, e o funcionamento de máquinas de impressão 3D, junto com o material de apoio, atividades de fixação e instruções de como as escolas parceiras deveriam aplicar o conteúdo disponibilizado. Foi possível agregar conhecimento aos estudantes e estimular estudos na área de exatas, mostrando que a tecnologia não precisa estar atrelada a conceitos extremamente complicados de serem entendidos e aplicados.
Téléchargements
Références
ARRUDA, Eucidio. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educa-ção brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede. 2020; 7 (1): 257-75.
BITKOM, V.; VDMA, V.; ZVEI, V. Implementation strategy industrie 4.0. Berlin, Germany, 2016.
BLIKSTEIN, Paulo. Maker movement in education: History and prospects. Handbook of Educa-tion. Springer International Publishing, 2017.
CARVALHO, L. A. et al. Formação de professores: implementação de práticas inovadoras em sala de aula. Pleiade, 12(25): 64-78, Edição Especial VI CIEdu, dezembro, 2018.
CARVALHO, Luiza. et al. Formação de professores: implementação de práticas inovadoras em sala de aula. Pleiade, 12(25): 64-78, Edição Especial VI CIEdu, dezembro, 2018.
REIGELUTH, Charles; BEATTY, Brian; MYERS, Rodney. Instructional-design theories and models. The Learner-Centered Paradigm of Education. Routledge, 2016.
REIS, Rafaela; LEITE, Bruno; LEÃO, Marcelo. Apropriação das tecnologias da informação e comu-nicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007- 2016). Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), CINTED-UFRGS, Porto Alegre, v. 15 nº 2, 2017.
RODRIGUES, Vinícius et al. Manufatura aditiva: estado da arte e framework de aplicações. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, v. 12, n. 3, p. 1, 2017.
SILVEIRA, Fábio. Design & Educação: novas abordagens. p. 131. In: MEGIDO, Victor Falasca (Org.). A revolução do design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016.
WILDER-SMITH, A; FREEDMAN, D. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med 2020; 27:2.
World Health Organization (WHO). WHO director-general's statement on IHR emergency committee on novel coronavirus (2019-nCoV). Geneva: WHO; 2020. (cited 2020 Apr 16). Dispo-nível em: https://www.who.int/news-room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the--international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel--coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 03 julho 2021.
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Extensão 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.