3ª FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA:
RESSIGNIFICANDO AGROECOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA, PRÁTICA, MOVIMENTO E DIÁLOGO DE SABERES
Palabras clave:
Ciência, conhecimentos tradicionais, coletivo, movimento socialResumen
O presente trabalho pretende elucidar e refletir sobre as experiênciase vivências doIIICurso de Formação em Educação e Agroecologia cujametodologia foi inspirada no método Josué de Castro com a divisão de Núcleos deBase (NBs), bem como, organizado e dividido para acontecer em quatro módulosque propiciaram discussões ímpares (re)afirmando agroecologia enquantociência, movimento, prática e diálogo de saberes a partir das diferentes óticasde professores, estudantes, camponeses, movimentos sociais, etc. Mediante ocontexto vivenciado, fazendo referência a Covid 19, a formação que ocorreu noano de 2022 se deu em parte de forma remota assíncrona e síncrona, atravésde aplicativos que possibilitou a realização como também abranger pessoas daBahia e de outros estados, tornando assim um debate mais amplo e enriquecedorcujo tema se faz extremamente necessário na realidade que estamos vivendo,alcançando e cumprindo o desejo que aguçou a criação das formações emeducação e agroecologia no grupoDOCFORM, tendo feito a sua 3° edição, eassim como as que antecedem, teve uma grande procura, sendo preenchida todasas vagas, tendo como resultado a real disseminação da agroecologia enquantoprojeto de sociedade nos mais diversos espaços.
Descargas
Citas
BALDINI, K.B.L., and QUINTEIRO, M.M.C. Agroecologia e as práticas tradicionais: reconhecendo os saberes ancestrais. In: SANTOS, M.G., and QUINTERO, M., comps. Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018, pp. 28-49. ISBN: 978-85-7511-485-8.
CAPORAL F.R. COSTABEBER, J.A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 24 p. Brasília : MDA/SAF/DATER-IICA, 2004
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. P.134.
FOSTER, J. B. Marxismo e Ecologia: fontes comuns de uma Grande Transição. Lutas Sociais, São Paulo, vol.19 n.35, p.80-97, jul./dez. 2015
IJEC, Instituto de Educação Josué de Castro. Método Pedagógico. Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária ITERRA, Coletivo Político Pedagógico (CPP): Veranópolis, 2003.
LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 1,p. 36-51, jan-mar. 2002.
PALUDO, Conceição. Educação popular. In. Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
RI, Neusa Maria Dal; VIEITEZ, Candido Giraldez. A educação do Movimento dos Sem-Terra: Instituto de Educação Josué de Castro. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1379-1402, Set./Dez. 2004
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Extensão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.