PROJETO UM NOVO UPDATE
DISCUTINDO AS TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA NA TERCEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI
Palabras clave:
Comunicação, Publicidade, Convergência, Consumo, DiversidadeResumen
Este relato apresenta o projeto Um novo update: discutindo as tendências da publicidade, executado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), nos semestres 2022.1 e 2022.2. Tivemos como objetivo principal identificar e discutir as transformações de ordem estética e estratégica da comunicação publicitária contemporânea, marcada pela convergência dos meios (JENKINS, 2009) e pelo seu caráter híbrido (COVALESKI, 2010). O projeto integrou atividades de ensino, extensão e pesquisa. A saber: a disciplina Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda; o curso “Um novo update”, com especialistas de âmbito nacional; e a elaboração de um livro em formato e-book, independente e colaborativo, produzido pela comunidade estudantil de comunicação da UFRB. O processo foi em grande medida, gerido pelos próprios estudantes, estimulando sua autonomia e revelando seus interesses. Os encontros, diálogos e textos representaram uma ponte entre a comunidade do Recôncavo e os temas que vêm reconfigurando a comunicação estratégica em níveis nacional e global, a exemplo da diversidade e inclusão, influenciadores digitais e a busca de um consumo mais refletido.
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Citas
COVALESKY, Rogério Luiz. O processo de hibridização da publicidade: entreter e persuadir para interagir e compartilhar. 2010. 176f. Tese. (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_arquivos/1/TDE-2010-08-16T08:10:19Z-9829/Publico/Rogerio%20Luiz%20Covaleski.pdf >. Acesso em: 15 set. 2013.
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