Produzindo cultura e formação: relato a partir da experiência na Oficina de Produção Cultural (Faculdade de Comunicação - UFBA)
Palabras clave:
Produção cultural. , Planejamento. , Financiamento.Resumen
Este relato de experiência busca apresentar a ação extensionista da disciplina Oficina de Produção Cultural e discutir alguns dos projetos culminados por ela, a partir da reflexão de conceitos como projeto cultural e financiamento à cultura. A ideia aqui é relacionar tais conceitos, à medida que discutimos os eventos e sua relação com a construção do componente curricular e sua relação com os estudantes que passaram por ela, tendo a extensão como uma etapa fundamental para a formação de futuros produtores culturais.
Descargas
Citas
CNN (Brasil). ‘O século 21 começa nesta pandemia’, diz Lilia Schwarcz: Para a historiadora, a pandemia irá alterar o curso da história da humanidade e, mais do que isso, alterar aquilo que compreendemos sobre o século atual. CNN Brasil, Brasil, p. 1, 4 jul. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/o-seculo-21-comeca-nesta-pandemia-analisa-a-historiadora-lilia-schwarcz/#:~:text=%E2%80%9CEu%20acredito%20que%20um%20pequeno,antrop%C3%B3loga%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20pandemia. Acesso em: 25 jan. 2022.
CUNHA, Maria Helena. Planejamento estratégico de projetos e programas culturais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2003.
OLIVIERI, Cristiane Garcia. Cultura neliberal: leis de incentivo como política pública de cultura. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.
RUBIM, Linda. Produção cultural. In: RUBIM, Linda (org.). Organização e produção da cultura. Salvador: Edufba, 2005.
THIRY-CHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA). Faculdade de Comunicação. Colegiado do Curso de Comunicação. Proposta de reforma curricular e de implantação de nova habilitação. Salvador, 10 de jul. 1995.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Extensão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.