A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO NA PEDIATRIA:

VIVÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Authors

  • Patrícia Fernandes do Prado Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Cecília Melo Lopes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Augusta Maciel de Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mirela Lopes Figueiredo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Universidade Estadual de Montes Claros

Keywords:

Saúde da criança, Brinquedos e jogos, Criança Hospitalizada, Relações Comunidade-Instituição

Abstract

Este estudo teve como objetivo identificar as experiências vivenciadas por um grupo de acadêmicos de enfermagem, participantes de um projeto de extensão, sobre a prática da contação de histórias como ferramenta de humanização. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de caráter exploratório, seguindo como referencial teórico-metodológico uma abordagem fenomenológica. A pesquisa foi realizada com acadêmicos de um curso de Graduação em Enfermagem, colaboradores do projeto “Pró-brincar: programa de atenção integral à criança hospitalizada”, que desenvolve atividades com crianças internadas e acompanhantes. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2022, por meio de uma entrevista semi-estruturada. Com foco no objetivo da pesquisa, emergiram as seguintes categorias: indo ao encontro do projeto, planejando a prática e sendo o projeto uma forma de humanização. Observa-se que o Pró-brincar apresenta-se como um projeto diferente que busca ensinar e utilizar ferramentas para a atuação humanizada em pediatria, trazendo um conforto e alívio para a comunidade assistida. As vivências dos acadêmicos em suas ações demonstraram a relevância do projeto em sua formação profissional, possibilitando a interação e o estabelecimento de um vínculo terapêutico com crianças hospitalizadas e seus familiares, tendo como instrumento a contação de histórias.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELANCIERI, M.F. et al.. Pedagogia hospitalar: intervenções na unidade pediátrica a partir da contação de histórias. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 39 (1): 53–64 jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167654432018000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso: 16 de outubro de 2022.

BEZERRA, A. et al.. Fatores desencadeadores e amenizadores da sobrecarga materna no ambiente hospitalar durante internação infantil. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 26, abr. 2021. ISSN 2176-9133. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72634. Acesso: 16 de outubro de 2022.

BISCARDE, D.G.S; PEREIRA-SANTOS, M; SILVA, L.B. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, n. 48, p. 177–186, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832014000100177&lng=pt&tlng=pt. Acesso: 15 de outubro de 2022.

BORDONI CANÊZ, J. et al.. O brinquedo terapêutico no cuidado à criança hospitalizada: The therapeutic play in the care of nursing the hospitalized child. Revista Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 88, n. 26, 2019. DOI: 10.31011/reaid-2019-v.88-n.26-art.129. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/129. Acesso em: 8 nov. 2022.

BRASIL. Lei 9.394/1996 de 20 de dezembro de 1996, Lei de diretrizes e bases da educação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 20/12/1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS. Política Nacional de Humanização: A Humanização como Eixo Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS (Textos Básicos de Saúde, Série B), 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizaSus_doc_base.pdf. Acesso em: 8 nov. 2022.

CLAUDINO, T.V.V.; CARVALHO, G.S.R.; SIGAUD, C.H.S. Percepções de crianças hospitalizadas acerca da contação de histórias. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, v. 21, n.1, p. 22–28, jun. 2021. Disponível em: https://journal.sobep.org.br/article/percepcoes-de-criancas-hospitalizadas-acerca-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 8 nov. 2022.

COELHO VIEIRA, R. F.; DO ESPÍRITO SANTO, F. H.; LIMA, F. F. L. Vivência familiar da criança hospitalizada com câncer. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], v. 10, 2020. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/3546. Acesso em: 25 out. 2022.

COSTA, T.; MORAIS, A. A hospitalização infantil: vivência de crianças a partir de representações gráficas. Revista de Enfermagem UFPE on line, v.11, n.1, dez 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11916. Acesso em: 08 nov. 2022.

ESTEVES, L.S.F. et al.. Supervised internship in undergraduate education in nursing: integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1740–1750, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672018001001740&lng=en&tlng=en. Acesso em: 08 nov. 2022.

FARIA, I.G.D. et al.. A influência da contação de histórias na educação infantil. Rev. Mediação, v.12, n.1, p.30-48, jan-dez, 2017. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mediacao/article/view/6368. Acesso em: 12 nov. 2022.

KOGLIN, T.; KOGLIN, J.C. A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, 7 jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10658. Acesso em: 12 nov. 2022.

MAGALHÃES, G.Q. A influência de práticas lúdicas para humanização do atendimento à criança: revisão integrativa. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Ciências Sociais e da Saúde. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, outubro de 2021. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2513. Acesso em: 29 jun. 2022.

NASCIMENTO, L. DE C. N. et al.. Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 1, p. 228–233, jan. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672018000100228&lng=en&tlng=en. Acesso em: 29 jun. 2022.

OLIVEIRA, S.H. et al..Tecnologia Digital: a criação de um aplicativo de contação de histórias para crianças hospitalizadas durante a pandemia de COVID. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27278. Acesso em: 29 nov. 2022.

PAULA, G.K. et al.. Estratégias lúdicas no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada. Revista de Enfermagem UFPE on line, v.13, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238979. Acesso em: 29 nov. 2022.

PIRES DA SILVA, W. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Um conceito em Construção. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 29 nov. 2022.

RIOS, D. R. DA S.; CAPUTO, M. C. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: Experiência de Educação Popular em Saúde na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184–195, jul. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/VyxrxdWd8fvqsxR8RVbKgmh/?lang=pt#. Acesso em: 29 jun. 2022.

SAMPAIO, J.F. et al.. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: Revisão Sistemática. Rev. Portal: Saúde e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 921–930, 2019. DOI: 10.28998/rpss.v3i3.5282. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/5282. Acesso em: 17 nov. 2022.

SILVA, A.L.B. et al.. Importância da Extensão Universitária na Formação Profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem UFPE on line, v.13, outubro de 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189. Acesso em: 17 nov. 2022.

SOUZA, M.A.A. et al.. “Era uma vez”: a enfermagem e a contação de histórias para crianças hospitalizadas. Anais (on-line). 11º FEPEG, Unimontes, 2017. Disponível em http://www.fepeg2017.unimontes.br/anais/ver/54. Acesso em: 08 nov. 2022.

SOUZA, V. R. DOS S. et al.. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, p. e APE02631, 2021.Disponível em: http://www.scielo.br/j/ape/a/sprbhNSRB86SB7gQsrNnH7n/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2022.

TEODORO, G.D.S.; CARLÚCIO, L.R.; VADOR, R.M.F. O enfermeiro e a socialização da criança hospitalizada: uso de ilustrações e histórias como mediadoras / The nurse and the socialization of the hospitalized child: use of illustrations and stories as mediators. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 6, p. 61267–61286, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31660. Acesso em: 10 out. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES). Pró-Reitoria de Ensino. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Montes Claros: UNIMONTES, Pró-Reitoria de Ensino, 2016.

Published

2023-11-28

How to Cite

Fernandes do Prado, P., Melo Lopes, A. C., Maciel de Souza, A. A., Lopes Figueiredo, M. ., & Guimarães Teixeira Souto, S. (2023). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO NA PEDIATRIA: : VIVÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 46–55. Retrieved from https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3380