AVALIAÇÃO DE DÉFICITS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM.

Autores

  • Thiago da Silva Gusmão Cardoso
  • Patrícia Martins Freitas
  • Gustavo Marcelino Siquara
  • Luna Maiana Araújo Freitas
  • Carine Mendes Rocha

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v1i01-01.1640

Palavras-chave:

avaliação neuropsicológica, déficits cognitivos, Problemas Comportamentais, transtornos de aprendizagem

Resumo

O estudo das funções psicolingüísticas, viso-espaciais e comportamentais, dentro do enfoque da neuropsicologia cognitiva pode contribuir para a melhor compreensão dos transtornos de aprendizagem (TA´s). O estudo teve como objetivo investigar o desempenho cognitivo e comportamental de crianças pré-escolares e escolares iniciais em tarefas neuropsicológicas, auxiliando na identificação de problemas do desenvolvimento escolar. Os déficits em componentes específicos podem estar associados a transtornos, como a dislexia, discalculia e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Os participantes do estudo foram 89 crianças entre 4 e 8 anos de escolas públicas e particulares de Santo Antônio de Jesus-BA. Os instrumentos utilizados foram: tarefas neuropsicológicas de avaliação das habilidades lingüísticas e viso-espaciais, teste de inteligência e questionário para avaliação do comportamento. Os resultados obtidos demonstram o percentual de crianças com desempenho abaixo da média, sendo que a freqüência de crianças com déficits específicos está em concordância com dados de prevalência apontados pela literatura.

; ; ;.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Cardoso, T. da S. G., Freitas, P. M., Siquara, G. M., Araújo Freitas, L. M., & Rocha, C. M. (2021). AVALIAÇÃO DE DÉFICITS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 1(01-01). https://doi.org/10.46635/revise.v1i01-01.1640

Edição

Seção

Artigos