Atuação da psicologia nas unidades pediátricas de referência para COVID-19: possibilidades e desafios

Autores

  • Daniele Silveira Hospital Martagão Gesteira
  • Dielma Castro Soares Hospital Martagão Gesteira

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v11ifluxocontinuo.2603

Palavras-chave:

Psicologia Hospitalar, Pediatria, Pandemia, COVID-19

Resumo

A infecção pelo novo coronavírus foi considerada emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde em janeiro de 2020. Apesar da alta transmissibilidade, a população pediátrica, em geral, apresenta formas menos graves da doença do que os adultos. Contudo, crianças e adolescentes também podem ter agravamento do estado de saúde e necessitar de internação, podendo ocasionar repercussões emocionais aos mesmos e seus acompanhantes. O presente trabalho descreve a atuação da Psicologia nas unidades de referências (UTI e enfermaria) em síndromes respiratórias de um hospital pediátrico filantrópico da cidade de Salvador-Bahia, no contexto da pandemia da COVID-19, apresentando as mudanças ocorridas no ambiente hospitalar, bem como as repercussões desencadeadas nos sujeitos (pacientes, familiares e equipe), refletindo os desafios e possibilidades da Psicologia nestes cenários. O hospital criou um plano de contingenciamento para evitar a disseminação da COVID-19; dentre as ações, a contraindicação de troca de acompanhantes; a suspensão de visitas; a restrição da circulação de pacientes e acompanhantes fora das unidades de tratamento. Foram pensadas estratégias para minimizar o sofrimento de pacientes e familiares durante a internação, e no Serviço de Psicologia foram construídos fluxos e materiais para nortear a atuação profissional de tais práticas, incluindo orientações quanto à visita virtual, teleatendimento, psicoeducação, bem como fluxo de suporte a óbito. Nas unidades de referência para COVID-19 foi fundamental a atuação da Psicologia, considerando o sofrimento causado pelo adoecimento e isolamento, dando espaço às subjetividades. Ademais, emergiu a necessidade de realizar novas práticas e intervenções psicológicas.

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Publicado

2023-01-05

Como Citar

Silveira, D., & Soares, D. C. . (2023). Atuação da psicologia nas unidades pediátricas de referência para COVID-19: possibilidades e desafios. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 11(fluxocontinuo), 256–268. https://doi.org/10.46635/revise.v11ifluxocontinuo.2603

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