O processo cognitivo-afetivo na formação de enfermagem:

refletindo acerca do cuidado transpessoal.

Autores

  • , Luzia Wilma Santana da Silva
  • Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes
  • Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v1i01-02.1629

Palavras-chave:

formação profissional, cuidado, enfermagem, transpessoalidade

Resumo

Estudo de reflexão teórico-filosófica emergiu dos trabalhos que surgiram de bases de dados de investigação científica em transversalidade com referenciais teóricos e buscou conhecer as evidências científicas existentes acerca da formação cognitivo-afetiva do enfermeiro para o cuidar transpessoal com o objetivo de fomentar novas inquietações para transformações no processo de formação superior de enfermagem quanto sua práxis transpessoal de cuidados. Utilizou-se as bases LILACS, SciELO, MEDLINE e Google acadêmico compreendendo o período entre 1999 e 2009, através dos descritores: processo ensino-aprendizagem, enfermagem, formação, transpessoalidade, psicologia e emocional. Foram encontrados 16 estudos que convergiam ao objetivo proposto. A revisão de literatura demonstrou uma lacuna do conhecimento na formação educativa-afetiva de enfermagem, apontando a necessidade de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. A discussão dos resultados transversalizou as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem com os sete saberes necessários à educação do futuro, a psicologia do desenvolvimento de Piaget e no Cuidado Transpessoal desenvolvido por Watson (2008). As reflexões finais apontam para a necessidade de implementar modificações na formação profissional do enfermeiro, de modo a resgatar o olhar humanístico junto ao científico. Sugere-se que os cursos de graduação desenvolvam uma metodologia interativa capaz de subsidiar uma práxis de cuidado mais humana, sensível e intersubjetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Santana da Silva, , L. W., Dias Araújo Nunes, E. C., & Oliveira Ramos Pires, E. P. (2021). O processo cognitivo-afetivo na formação de enfermagem:: refletindo acerca do cuidado transpessoal. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 1(01-02). https://doi.org/10.46635/revise.v1i01-02.1629

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.