Viabilidade técnica da incorporação de areia de britagem em substituição parcial da areia natural no concreto autoadensável
Palavras-chave:
Autoadensável, Coesão, Homogeneidade, Resíduo, SustentabilidadeResumo
O concreto autoadensável (CAA) é considerado um concreto especial, derivado do concreto convencional (CCV). Ele tem a capacidade de fluir e se autoadensar pelo seu próprio peso, podendo preencher formas e passar por embutidos, mantendo sua homogeneidade durante todas as fases de preparação, transporte, lançamento e acabamento. Suas vantagens incluem a redução da mão de obra durante a concretagem, a capacidade de preencher estruturas esbeltas e a eliminação de ruídos de vibração, permitindo trabalhos noturnos e próximos a áreas sensíveis, como escolas. No entanto, o processo de extração da areia natural (AN) tem custo elevado, tanto economicamente como ambientalmente, sendo uma preocupação nos dias atuais. Este estudo avaliou a substituição parcial da areia natural por areia de britagem, um resíduo do processamento de rochas graníticas, na produção de concretos autoadensáveis, visando reduzir custos e aproveitar resíduos industriais. Os resultados mostraram que as misturas com areia de britagem mantiveram o desempenho adequado do concreto nos estados fresco e endurecido, atendendo aos requisitos das normas técnicas relacionadas ao concreto autoadensável, indicando uma alternativa viável e sustentável para a produção de CAA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.