Estado de Conservação das Fachadas das Edificações Restauradas pelo Programa Monumenta - Cachoeira-BA
Palavras-chave:
Manifestações patológicas, Edificações históricas, Fachadas, Restauração, ManutençãoResumo
O patrimônio cultural tem fundamental importância na preservação da memória e no reforço da identidade de um povo, sendo primordial a sua conservação. No Brasil a preservação do patrimônio histórico cultural é regulamentada desde 1937 e tem como instrumento básico o tombamento. Entretanto, para muitos dos bens tombados, como as edificações, existem inúmeras dificuldades para sua conservação, principalmente quando se fala de património privado. O Programa Monumenta foi uma das inúmeras iniciativas do poder público para facilitar o restauro e recuperação de edificações localizadas em cidades históricas, como Cachoeira. Considerando que as obras já foram realizadas há algum tempo, o presente artigo tem como objetivo verificar o estado de conservação das fachadas de edificações restauradas a partir do programa. Para isso, foram realizadas inspeções visuais nas fachadas das edificações escolhidas com intuito de identificar as manifestações patológicas, classificando-as segundo um grau de intensidade em uma escala de 0 a 3. Os resultados demonstraram que em geral essas edificações se encontram em um estado razoável de conservação, necessitando somente manutenções preventivas. Foi possível perceber que algumas intervenções menores foram realizadas após o restauro, tal como pintura, demonstrando o interesse do morador em conservar as condições do imóvel. Entretanto, constatou-se que uma das edificações se encontra em um estado mais avançado de deterioração. Por fim, o estudo permitiu demostrar a importância de incentivos como o Monumenta para a conservação das cidades históricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.