Desenvolvimento de Sistemas de Baixo Custo para Purificação da Água de Aparelhos de Ar-condicionado
Palavras-chave:
Condicionador de ar, Aproveitamento, Purificação de águaResumo
A água de condensação gerada em aparelhos de ar-condicionado é uma boa alternativa ao uso da água potável, para uso em sistemas de purificação em laboratório. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da remoção de contaminantes inorgânicos da água de condensação de aparelho de ar-condicionado, por sistemas de filtração de baixo custo. A água de condensação foi testada em cinco sistemas (S1 a S5), cujos desempenhos foram comparados a um sistema de osmose reversa com deionizador. Os materiais utilizados nos sistemas foram: S1 = filtro de polipropileno, S2 = filtro de polipropileno + 102,00 g de zeólita, S3 = filtro de polipropileno + 400,00 g de zeólita, S4 = filtro de polipropileno + 400,00 g de zeólita + 68,83 g de resina mista e S5 = filtro de polipropileno + 90,00 g de resina mista (50% catiônica e 50% aniônica). A água filtrada em cada sistema foi recolhida para as medições de pH, condutividade e quantificação de analitos (cálcio, magnésio, fosfato, nitrito, nitrato e nitrogênio amoniacal). O pH e a condutividade variaram de, respectivamente, 5,53 a 6,98 e, de 3,47 μS cm-1 a 20,2 μS cm-1. Cálcio, magnésio e nitrato não foram detectados; o fosfato exibiu baixas concentrações, desde não detectado a 0,0076 mg L-1 e; o nitrogênio amoniacal apresentou concentração desde não detectado a 3,71 mg L-1. O S5 apresentou o melhor desempenho geral, removendo até 100% de fosfato e 95,81% de nitrito, além de reduzir significativamente o N-amoniacal (88,56%).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.