v. 3 n. 1 (2022): REFLEXÕES E SABERES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

					Visualizar v. 3 n. 1 (2022): REFLEXÕES E SABERES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

A presente publicação é parte das atividades desenvolvidas pela Comissão Local de Enfrentamento à Covid-19 do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), que se dispôs a receber propostas de textos sobre o cenário da pandemia que vivemos. A partir dos textos recebidos, a Comissão organizou um E-book com três volumes voltados para  a comunidade acadêmica, os/as profissionais da saúde e a comunidade em geral. Uma das recomendações que consideramos importante, ao pensar na produção deste material, foi a utilização de uma linguagem
acessível, sem o excesso de termos técnicos, para alcançarmos todo público interessado na temática.
Dessa forma, não houve restrições, nem limitação de autoria: discentes, técnicos e técnicas, docentes ou pessoas da comunidade externa em geral puderam enviar suas propostas. Assim, os textos poderiam ser: científicos/técnicos – baseados em evidências; relatos de experiências; de opinião/filosóficos; textos que expressassem a posição qualificada de um ou vários autores e autoras; entrevistas realizadas com especialistas no assunto; resenhas – análise crítica de artigos relacionados ao tema. Poderiam, inclusive, ter o formato de cartas, com apreciação sobre a temática e relatos de vivências decorrentes das experiências relacionadas à pandemia, assim como textos de gêneros literários.
O desafio foi lançado e muito bem aceito e compreendido pela comunidade, pois imediatamente tivemos o retorno e a resposta positiva ao chamado traduzida no recebimento de mais de 70 textos, nos mais variados formatos. E, como resultado, temos o E-book Reflexões e Saberes em Tempos de Pandemia da
Covid-19, com três volumes que representam um valioso olhar interno e externo sobre a experiência vivenciada por todos e todas nós com a pandemia, na forma como tem nos tocado e nos feito vivenciar dias difíceis, momentos inusitados para profissionais de saúde, professores e professoras, gestores e gestoras, estudantes, usuários e usuárias dos serviços de saúde, enfim, um contexto desafiador para nós, pessoas sujeitas aos determinantes sociais dos agravos à saúde. Nesta produção, leitores e leitoras irão encontrar no volume 1: artigos científicos baseados em evidências de pesquisas e relatos de experiências. Já os volumes 2 e 3 reservamos a textos literários, técnicos e de opinião, escritos que expressam uma posição qualificada dos autores e autoras, a partir de suas próprias reflexões.
Este formato diverso traduz um pouco do nosso desejo de incluir o pensamento de nossa comunidade, na criação deste que é um espaço de expressão e que pretendemos que seja também de reverberação de boas energias neste momento único. Assim, desejamos a todos e todas uma boa leitura deste registro histórico para aqueles e aquelas que lidam ou querem conhecer mais sobre a saúde da população de alguma forma.

Publicado: 2022-06-01

Edição completa

Relato de experiências