Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

  • Normas de Submissão

O Caderno Sisterhood é uma publicação acadêmica que tem como compromisso incentivar e divulgar artigos científicos, resenhas, relatos de casos/experiências, entrevistas e outras modalidades de produção que tenham como escopo a saúde da população negra e indígena e suas interfaces.

Periodicidade 

Semestral

Quantitativo máximo de autores

Os textos devem ter, no máximo, seis (6) autores. Observação: o Conselho Editorial poderá autorizar um número maior de autores desde que, na Carta de Apresentação, essa necessidade seja plenamente justificada, como ocorre, por exemplo, no caso de estudos multicêntricos.

Condição para a submissão

A contribuição deve ser original e inédita, bem como não estar em avaliação para publicação por outra revista. Os textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo necessariamente com o ponto de vista dos editores e do Corpo Editorial da revista.

Obs.: O arquivo deve estar nos formatos .doc ou .docx

Do ineditismo do material

O conteúdo dos artigos enviados para publicação não pode ter sido publicado anteriormente ou encaminhado simultaneamente a outro periódico.

Da transferência de direitos autorais

Ao submeter um artigo, os autores concordam em transferir todos os direitos autorais relacionados ao manuscrito aprovado para a revista, sendo permitida sua reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de publicação, impresso ou digital, desde que citada a fonte, conferindo o devido crédito à Sisterhood. O termo de transferência de todos os direitos autorais será enviado para os autores assinarem após a avaliação e validação para encaminhamento do texto para publicação.

Ética em publicação científica e política de plagiarismo

A constatação da ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.

Sisterhood tem como referência os princípios de conduta e a política de plagiarismo elaborados pelo Commitee on Publications Ethics – COPE e adota, a partir de 2019, softwares específicos para aferição de similaridade textual ou de conteúdo entre o material submetido à avalição/publicação e outras publicações, inclusive dos próprios autores.

A produção intelectual veiculada pela revista deve ser autoral e original. O corpo editorial apurará condutas que não sejam adequadas aos fins científicos, de acordo com os princípios já citados, sem prejuízo da realização crítica da produção acadêmica e da expressão da liberdade do pensamento.

A Revista refuta enfaticamente as diversas formas de plágio e quaisquer intentos de apropriação indevida do produto do trabalho intelectual alheio, inclusive o autoplágio quando se justifica por imperativos do produtivismo acadêmico, incompatíveis com o compartilhamento responsável do conhecimento. A originalidade dos trabalhos submetidos para avaliação/publicação é considerada tanto em relação às fontes autorais dos conteúdos desenvolvidos e/ou referidos quanto em relação aos aspectos formais da redação.

Ao submeter seus trabalhos, pedimos aos autores que ponderem a efetiva necessidade de inclusão do nome de coautores em manuscritos, inclusive nos casos de participação de orientadores e coordenadores de pesquisas acadêmicas. Deve haver especial cuidado em relação à elaboração de trabalhos derivados de pesquisas acadêmicas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e similares para que os autores não incorram em autoplágio. Ainda nos casos em que o manuscrito é inspirado ou derivado de pesquisas stricto sensu, é importante que a fonte de origem do conteúdo, salvaguardada a identidade dos autores durante o processo de avaliação, seja devidamente indicada e o texto apresentado seja efetivamente original.

Da autoria

As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados; redação do artigo ou a sua revisão crítica; e aprovação da versão a ser publicada.

O Caderno Sisterhood aceita trabalhos nas seguintes modalidades:
 

1.1. Artigo

1.1.1.  O artigo deve abordar uma temática que esteja relacionada aos tópicos discutidos na revista.

1.1.2. O artigo deverá ter até 7000 palavras, incluindo todos os seus elementos (imagens, notas, referências, tabelas etc.).

1.2. Relatos de casos/experiências

1.2.1. Tem como propósito explorar de maneira minuciosa e abrangente experiências práticas envolvendo indivíduos, grupos, comunidades ou organizações. Sua finalidade é tanto divulgar e informar quanto orientar e estimular a reflexão acerca da situação de saúde de diferentes conjuntos sociais. É importante que o trabalho aborde tópicos que estejam ligados à promoção de políticas públicas, à valorização da diversidade cultural e ao enfrentamento das disparidades raciais, de classe e de gênero que permeiam nossa sociedade.

1.2.2. Os relatos de casos/experiências deverão ter até 4500 palavras, com todos os seus elementos incluídos (folha de rosto, imagens, notas, referências, tabelas etc.).

1.3. Resenha Crítica

13.1. A resenha crítica deve abordar uma temática que esteja relacionada aos tópicos discutidos na revista.

1.3.2. A resenha deverá ter até 4500 palavras com todos os seus elementos incluídos (folha de rosto, imagens, notas, referências, tabelas etc.).

1.4. Entrevistas, Poesias e Produções outras

1.4.1. O tema desses trabalhos deverá ser relacionado a temática da revista que será dada a cada chamada de submissão.

1.4.2. Essa parte estará sujeita à decisão da Comissão Editorial.

2. Título

Em português, centralizado, em negrito, Times New Roman, tamanho 14 e com espaçamento 1,5. O título em língua estrangeira (inglês ou espanhol) deve estar logo abaixo do título em português (fonte Times New Roman, tamanho 12). Em caso de agradecimentos, financiamento da pesquisa, a instituição financiadora, instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da atividade/pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o projeto/estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores deverá ser mencionada em nota de rodapé.

3. Corpo do texto

3.1. A identificação da autoria do trabalho deve ser removida do texto. Da mesma forma, deve ser removida a autoria do arquivo Word (Saiba como). Quando estiver adicionando os arquivos, lembre-se de nomear o documento com o título e, quando identificado, utilize a expressão "Com Identificação". Para o documento não identificado, utilize a expressão "Sem Identificação" mais o título. Caso a identificação de autoria do trabalho não tenha sido removida na submissão, o trabalho será prontamente rejeitado.

3.1.1. Os nome (s) do autor (es) deve estar alinhado na margem esquerda abaixo do título (fonte Times New Roman, tamanho 12). Abaixo do nome especificar: titulação máxima, filiação institucional, endereço eletrônico e Orcid.

3.2. O manuscrito quando for baseado em tese ou dissertação, solicitamos aos autores que indiquem o nome do autor, título, ano, nome do programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentado.

4.4 Resumo

4.4.1. O texto deve ser objetivo e conciso, tendo como base os seguintes elementos: Introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussões, conclusões/considerações finais. Os resumos devem conter, no mínimo, 350 palavras e, no máximo, 500 palavras sem recuo na primeira linha. Deve ser apresentado de forma estruturada explicitando em negrito os itens objetivo, materiais e método, resultados e conclusões, com esses itens intitulados no início de cada sessão. O resumo não deve conter citações bibliográficas, nem referências ao final e ser seguido de 3 a 6 descritores para fins de indexação do trabalho, as quais deverão ser separadas por um ponto.

4.5 Artigo

4.5.1. O idioma dos trabalhos submetidos devem ser redigidos em português. Os resumos e palavras-chave devem ser redigidos em português e em inglês ou espanhol. O manuscrito deve seguir a estrutura abaixo, na qual é obrigatório utilizar esses termos como itens: Introdução, Método, Objetivo, Resultados, Discussão e Conclusão. Esses títulos devem estar em negrito, com apenas a primeira letra em maiúscula. Sendo que os resultados e a discussão podem ser o mesmo item.

4.6 relatos de casos/experiências

4.6.1. O idioma dos trabalhos submetidos devem ser redigidos em português. Os resumos e palavras-chave devem ser redigidos em português e em inglês ou espanhol.

4.6.2. O manuscrito deve aderir à estrutura delineada a seguir, na qual se torna imperativo empregar os seguintes termos como elementos distintos que estão em negrito: Introdução, que descreve a essência da prática a ser relatada, destacando experiências e vivências; Contexto, que abrange os aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos nos quais a prática se insere, além de especificar o público-alvo; Objetivo, que delineia os propósitos da prática; Metodologia, detalhando os procedimentos adotados durante a experiência; Resultados, apresentando as conquistas alcançadas até o momento; Discussão, que analisa tanto os resultados quanto as aprendizagens advindas da prática; Conclusão, sintetizando as principais descobertas e lições aprendidas. Cabe ressaltar que os resultados e a discussão podem ser abordados como um único item.

5. Cadernos Sisterhood não corrige os textos submetidos com relação a aspectos gramaticais, ortográficos e de concordância. Esta tarefa é obrigação exclusiva do(s) autor(es) do manuscrito, sendo uma etapa prévia à submissão. Os artigos serão publicados sob a responsabilidade dos autores.

6. O formato aceitável para submissão é (.doc) ou (.docx). O texto deve ser formatado com a fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaçamento de 1,5 entre linhas. As configurações de margens devem ser ajustadas para 2,5 cm em todas as direções (direita, esquerda, superior e inferior) em papel A4.

7. Citações: Devem estar de acordo com a ABNT (NBR10520/2002):

a) Citação Direta:
As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10 e sem as aspas. É obrigatório colocar o autor, o ano de publicação e página.

b) Citação Indireta:
É a transcrição livre do texto, isto é, usamos nossas próprias palavras para expor a ideia do autor. Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a ideia do autor e fazer uma síntese. Nesse tipo de citação, não se utiliza as aspas; mas o autor e o ano de publicação devem ser citados. Não é obrigatório colocar o número da página, mas se o fizer, deve repetir em todas as outras citações.

8. Figuras: As Figuras devem estar com suas respectivas legendas. Serão aceitas no máximo 05 (cinco) figuras por artigo ou relatos. Deverão estar preferencialmente no formato JPG ou PNG e gravadas com qualidade suficiente para boa exibição na web, ficando a critério da equipe da revista o veto a imagens consideradas de baixa qualidade, ou cujo arquivo seja demasiado grande.

9. Tabelas: As Tabelas, incluindo título e notas, deverão estar inseridas no texto com as devidas legendas. As Tabelas deverão estar em Word ou Excel. Cada tabela não poderá exceder 17cm de largura x 22cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s).Referências: Serão apresentadas ao final do texto, em folha separada, seguindo as normas da ABNT (NBR6023/2002).

10. Referências

Os autores são responsáveis ​​pela exatidão das referências citadas no texto. Devem atender a ABNT NBR 6023 [Associação Brasileira de Normas Técnicas], ser apresentadas ao final do trabalho em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Veja alguns exemplos (mais detalhes no site da revista):

• Livro

MINAYO, MC de S.; e DESLANDES, SF (Org). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002.

• Capítulo de livro

GOTLIEB, SLD; LAURENTI, R.; MELLO JORGE, MHP Crianças, adolescentes e jovens do Brasil no fim do século XX. In: WESTPHAL, MF Violência e criança. São Paulo: EDUSP, 2002. p. 45-72.

• Artigo de jornal

TEIXEIRA, JJV; LEFÈVRE, F. A prescrição de medicamentos sob a ótica do paciente idoso. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.35, n.2, p. 207-213, abr. 2001.

• Tese

LIMA, RT Condições de nascimento e desigualdade social. São Paulo, 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 2001.

• Documentos Eletrônicos

SALES, ACCL Conversando sobre educação sexual. Disponível em: < http://www.violenciasexual.org/textos/pdf/conversando_ed_sexual_ana_carla.pdf > Acessado em 13 jan. 2003

11. Fases de avaliação:

11.1 Procedimentos de avaliação por pares

Na seleção de artigos para publicação, avalia-se o mérito científico do trabalho e sua adequação às normas editoriais adotadas pela revista. Todo texto enviado para publicação é submetido a uma pré-avaliação pelo Corpo Editorial. Uma vez aprovado, é encaminhado à revisão por pares (no mínimo dois pareceristas ad hoc). Tanto a identidade dos autores como a dos pareceristas é mantida em sigilo. O material será devolvido ao(s) autores caso os pareceristas sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro parecerista para arbitragem. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Corpo Editorial (editores, editores associados e editores associados ad hoc).

11.2. Uma vez submetido o manuscrito ao Caderno Sisterhood, inicialmente, será avaliado pelo editor-chefe quanto à adequação às modalidades de publicação da revista.

11.3. O manuscrito ao estar de acordo com as modalidades,será avaliado pelo setor de Gestão da Revista quanto à forma, sendo sugerido que fique atento a rigorosa observação das instruções quanto à submissão dos manuscritos para não haver atrasos na tramitação do trabalho.

11.4. Após a avaliação quanto à forma, o manuscrito é submetido à avaliação de mérito. Cada manuscrito é avaliado por, no mínimo, dois/duas pareceristas, em um processo de pares cegos.

11.5. Os pareceres emitidos pelos/as avaliadores são compatibilizados pelo corpo editorial da Revista e o resultado da avaliação (aceito sem modificações, aceito com sugestões de modificações, rejeitado com sugestões de ressubmissão ou rejeitado) é enviado aos/às autores/as.

11.6. Após a aceitação do manuscrito, este será enviado aos autores para a última revisão linguística e formatação.

12. Revisão final:

Será encaminhado aos autores o manuscrito para uma última revisão linguística e formatação. Esta revisão deverá ser feita em sete dias úteis e devolvida à Revista. Caso os autores não devolvam indicando correções, o texto será publicado conforme a prova.

13. Da transferência de direitos autorais

Ao submeter um artigo, os autores concordam em transferir todos os direitos autorais relacionados ao manuscrito aprovado para a revista, sendo permitida sua reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de publicação, impresso ou digital, desde que citada a fonte, conferindo o devido crédito à Sisterhood. O termo de transferência de todos os direitos autorais será enviado para os autores assinarem após a avaliação e validação para encaminhamento do texto para publicação.

14.Financiamento

Caso a matéria apresentada seja resultado de pesquisa financiada por entidades públicas ou privadas, esta informação deve obrigatoriamente ser fornecida no ato da submissão.

15. Da autoria

As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados; redação do artigo ou a sua revisão crítica; e aprovação da versão a ser publicada.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.