Enfermagem e profissionalização

reflexões e recomendações para segurança do paciente em tempos de COVID-19

Autores

  • Eder Pereira Rodrigues
  • Urbanir Santana Rodrigues
  • Patrícia Figueiredo Marques
  • Joseneide Santos Queiroz
  • Julival Batista dos Santos
  • Raíssa Morgana Santos Fiuza

Resumo

Os processos que envolvem a curricularização de aspectos relacionados a cultura
de segurança do paciente na formação profissional da enfermagem são indispensáveis
para que haja prestação de um cuidado seguro e eficaz.
Destaca-se o desenvolvimento do guia multiprofissional para organização
curricular proposto pela World Health Organization (WHO, 2011) como norte as
instituições de ensino, uma vez que alerta sobre a importância do tema na formação
acadêmica na área da saúde, em especial, no atual cenário da pandemia do COVID-19
(Organização Mundial da Saúde, 2020).
Diante do exposto, provocamos um movimento de reflexão sobre as ações e
experiências desenvolvidas no componente Estágio Curricular Supervisionado II (ECII)
do curso de enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Historicamente a enfermagem é uma profissão que se ocupa, desde a sua
institucionalização, através da sua precursora Florence Nightingale, com situações de
cuidado que envolvem a segurança do paciente. A implementação de medidas
higiênicas e de gerenciamento nos hospitais durante a guerra da Crimeia,
implementadas por Florence, foram determinantes para a redução da taxa de
mortalidade dos soldados feridos.

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Publicado

2022-06-01