Abordando o Nazismo na sala de aula

Autores

  • Mariana Fujikawa Universidade Federal do Paraná
  • Mariana Fernandes Ramos

Palavras-chave:

Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Resistências. discursos de ódio.

Resumo

O subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) xxxxx visou abordar personagens não comumente englobados nas visões tradicionais da História. Nesse sentido, os e as bolsistas desenvolveram, no Colégio xxxxxxx, uma atividade sobre o nazifascismo, sendo ela aplicada nos nonos anos do ensino fundamental, no ano de 2017. Planejamos cinco aulas, em que objetivamos complexificar o surgimento e fortalecimento do nazismo, assim como analisarmos e problematizarmos fontes do período e suas relações com o presente. Concluímos que a aprendizagem histórica do Nazismo foi feita a partir de uma construção crítica do passado e do presente, e as e os alunos entenderam, assim, que o nazismo não é um tema totalmente afastado do presente, e que discursos de ódio - devido ao racismo e à intolerância - persistem ainda hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Fujikawa, Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

História na Sala de Aula