Sobre a Revista

Foco e Escopo

  • Nossa missão

A Revista Eletrônica Discente História.com é um mecanismo de divulgação dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores dos cursos de História das diversas instituições de ensino superior do Brasil e de outros países. Tem como principais objetivos a publicação e divulgação dos trabalhos científicos produzidos pelos pesquisadores e a socialização dessas produções com diversos estudantes de graduação e pós-graduação, mestres e doutores das diversas instituições de ensino superior do país. Esta revista tem formato online e realiza publicações semestrais.

  • Objetivos

1º. Publicar trabalhos dos pesquisadores em História 2º. Estimular a publicação de discentes dos cursos de História ou áreas afins, que dialoguem em suas pesquisas com o campo da História; 3º. Integrar estudantes e professores de outras instituições ao projeto, sendo que os professores de outras universidades poderão integrar o Conselho consultivo; 4º. Criar visibilidade para as pesquisas que são desenvolvidas nos grupos e projetos de pesquisa do curso de História do CAHL; 5º. Estimular e incentivar a produção acadêmica dos estudantes e docentes, bem como, auxiliar e inspirar os novos estudantes a desenvolverem seus projetos de pesquisa.

  • Público alvo
Todos os alunos de graduação, pós-graduação, mestres e doutores em História e áreas afins. 
  • Submissão
A submissão será online, e professores mestres e doutores participantes de programas de pós-graduação em História ou áreas afins podem mandar artigos e demais modalidades de textos aceitos por esta revista. 
  • Seções

Dossiê Temático: em cada número da Revista Eletrônica História.com, receberemos nesta sessão artigos relacionados a um tema predeterminado pela chamada de trabalho. Os artigos devem conter entre 10 a 20 páginas.

Artigo Livre: nesta seção receberemos trabalhos que não se relacionam com proposta do dossiê temático, previamente divulgado na chamada de trabalho. Aceitaremos textos de História e áreas afins, que sejam de relevância para o conhecimento histórico, e que contribua para as discussões historiográficas atuais. Os artigos devem conter entre 10 a 20 páginas.

Resenha: este é o espaço reservado para a publicação de resenhas. Os trabalhos enviados devem conter entre 3 e 5 páginas. As resenhas de livros e filmes devem contemplar exemplares nacionais e internacionais. No caso dos livros devem ter menos de 5 anos e dos filmes não temos restrição do ano de lançamento.

História na sala de aula: é dedicada à publicação de artigos que abordem temas relacionados ao campo do ensino da História com o intuito de socializar conhecimentos produzidos em laboratórios de ensino, estágios supervisionados e experiência docente. Deve conter entre 10 a 20 páginas.

Hist´´oria da África: A partir de 2003, com a entrada em vigor da lei 10.639, uma antiga reivindicação do Movimento Negro virou realidade: A História da África passou a ser tema obrigatório no sistema educacional brasileiro como uma das formas de reparar a secular discriminação a que tem sido submetida a população brasileira de origem africana.  Porém, entre a lei a prática no cotidiano escolar existe uma enorme distância que vem sendo reduzida por uma série de iniciativas, individuais e coletivas, em todos os cantos do Brasil e em todos os níveis de ensino.

Entre tais iniciativas é preciso destacar as mudanças nas universidades brasileiras, impulsionadas por professores, por NEABs e diversos grupos de pesquisas, estão incorporando de maneira significativa a História e a cultura africana em seus programas. Não é um processo linear e uniforme em todas as instituições.  Há avanços e recuos, mas vale destacar a inclusão da disciplina em todos os cursos de História, a criação de programas de pós-graduação e a multiplicação vertiginosa de pesquisas centradas na África, em suas várias dimensões.

O Mestrado profissional em História da África, da Diáspora africana e dos Povos Indígenas da UFRB, em funcionamento desde 2014 é parte desde esforço geral de estimular a pesquisa e a formação de professores, passos vitais para que a lei vire realidade.

A existência de publicações pontuais, dossiês temáticas em revistas acadêmicas, é o canal mais usado para disponibilizar essa produção que, apesar de todas as limitações, já muito vasta e nem sempre abarcada pelo formato dos dossiês. Em função disso, a Revista discente de História resolveu criar um espaço permanente e específico para a História da África em nossas edições.  

Estamos abertos a contribuições de todos os pesquisadores e pesquisadoras. Participe, submeta o seu trabalho para publicação.  Os artigos devem conter entre 10 a 20 páginas.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Seguem as orientações presentes no regimento interno da revista

Art.  11°.  Os trabalhos submetidos a seleção serão encaminhados aos professores doutores e mestres membros do Conselho Consultivo.

Art. 12º. Cada trabalho será encaminhado a 2 (dois) avaliadores do Conselho Consultivo, que emitirão parecer habilitando ou não os mesmos para publicação. Caso haja discordância nos pareceres, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador.

Art. 13º. Não será permitido em hipótese alguma, recorrer à decisão dos pareceristas caso o trabalho não seja habilitado para publicação.

Art. 14º. O anonimato do parecerista do Conselho Consultivo será respeitado, e deve ser encaminhado juntamente com o trabalho a ser ajustado.

Art. 15º. Cabe ao Conselho Editorial manter o anonimato junto ao Conselho Consultivo dos autores que encaminharem trabalhos para seleção.

Art. 16º. O Conselho Editorial tem autonomia para fazer uma triagem das colaborações enviadas, caso estas não atendam aos requisitos básicos da chamada de trabalhos. Em caso de dúvida as colaborações serão encaminhadas a avaliação do Conselho Consultivo.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

A Revista Eletrônica Discente História.com é fruto de um projeto idealizado por cinco estudantes do curso de História do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir do mês agosto de 2012. Este projeto visa a divulgação da produção acadêmica dos pesquisadores em História e áreas afins, e tem como principais objetivos a publicação e divulgação dos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes de graduação e pós-graduação, mestres e doutores das diversas instituições de ensino superior do país.

 A revista tem formato online, com publicações semestrais, e hospedado no site da UFRB com a cooperação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Alimentamos em nossa base de dados, seções específicas para a publicação de artigos: Dossiê Temático; Artigo Livre; História na Sala de Aula; Resenha; Entrevista.

Depois de diversas reuniões, o projeto final foi encaminhado ao colegiado do curso de História no mês de setembro de 2012, e obteve sua aprovação. Após a elaboração, discussão e aprovação do mesmo, iniciamos as etapas de construção do regimento e elaboração do edital de chamada de trabalho visando a preparação da primeira edição.

Com a definição do dossiê temático "Cultura, Política e Identidade" para o mês de novembro, definimos um calendário para o recebimento dos trabalhos, encaminhamentos aos pareceristas e publicação dos trabalhos aptos. O processo resultou na seleção de 15 artigos a serem publicados no v. 1, n.1, 2013.

Esperamos que os estudantes de graduação e pós-graduação e demais pesquisadores da UFRB e outras universidades do país possam nos ajudar na tarefa de manter vivo esse espaço de sociabilidade discente e docente.