A História cinéfila: interações entre linguagem cinematográfica e produção do conhecimento histórico.

Autores

  • Ítalo Nelli Borges UNEB

Palavras-chave:

história, cinema, linguagem

Resumo

Identificar e compreender os elementos da linguagem cinematográfica como abordagem metodológica consistente para a pesquisa Histórica é um principal objetivo deste artigo. Uma gama considerável de estudiosos que se propõem a escrever sobre as relações entre História e cinema se preocupam em explicitar a necessidade do pesquisador deste eixo temático conhecer como se estrutura, organiza e atua a imagem fílmica. Deste modo, o presente trabalho tenciona abordar os funcionamentos de aspectos ligados a representações estéticas no cinema com o intuito de estabelecer um sentido histórico para eles no contexto narrativo das obras em que se inserem. Uma vez que a maneira como a imagem é apresentada constrói um discurso, é preciso, então, que o historiador esteja familiarizado teórica e tecnicamente com ela para que seu trabalho seja eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Nelli Borges, UNEB

Graduado em Licenciatura plena em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente cursa mestrado em História pelo Programa de Pós Graduação em História Regional e Local pela UNEB. Atua na área de relações entre cinema e História, História Política e História Cultural e Memória.

Referências

AUMONT, Jacques e outros autores. A Estética do Filme. Campinas. Papirus. 1995.

BARROS, José D’assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In. NÓVOA, Jorge. BARROS, José D’assunção. (orgs.) Cinema-História. Teoria e Representações sociais no cinema. Rio de Janeiro. Apicuri. 2012.

CARDOSO, Mauricio O cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974). Tese de Doutorado. São Paulo. FFLCH-USP. 2007.

EINSENSTEIN, Serguei. Au-delá des étoiles. Apud AUMONT, Jacques e outros autores. A Estética do Filme. Campinas. Papirus. 1995.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992.

LAGNY, Michèle. O Cinema como Fonte de História. In. NÓVOA. Jorge (org.) CINEMATÓGRAFO: Um Olhar para a História. Salvador, São Paulo, EDUFBA, Editora UNESP. 2009.

MITRY, Jean. Esthétique et psychologie du cinema. Apud AUMONT, Jacques e outros autores. A Estética do Filme. Campinas. Papirus. 1995.

NAPOLITANO, Marcos. A História Depois do Papel. In. PINSKY, Carla (org.) Fontes Históricas. São Paulo. Contexto. 2005. p. 237-238.

ROSENSTONE, Robert. História em imagens, história em palavras: reflexões sobre as possibilidades de plasmar a história em imagens. O Olho da história: Revista de História Contemporânea, Salvador, n.5, p. 105-116, set. 1998.

VALIM, Alexandre Busko. Imagens Vigiadas: cinema e guerra fria no Brasil, 1945-1954. Maringá. EDUEM/Fundação Araucária. 2010

Downloads

Publicado

2016-12-31