Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
Palavras-chave:
Educação. Identidade. Comunidade Quilombola.Resumo
A proposta desse artigo foi investigar a relação de identidade cultural quilombola dos alunos do na educação básica no segmento ensino fundamental II, pertencentes à comunidade de São Braz, em Santo Amaro, no estado da Bahia. Os objetivos específicos, buscamos analisar a escola como local de práticas étnico-raciais inclusivas de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Percebendo, contudo, como a escola contribui para o fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, um estudo de caso; tendo como principal instrumento de coletas de dados, os questionários. Como resultado foi possível reconhecer que os jovens não apreciam a sua localidade como resistência de uma luta histórica, coletiva e única dos povos afrodescendentes e a escola não contribui para a valorização e fortalecimento da sua identidade quilombola.