Information For Authors
Caros autores(as), os convidamos a entender as seções e normas de publicação.
Seções:
Dossiê Temático: em cada número da Revista Eletrônica História.com, receberemos nesta sessão artigos relacionados a um tema predeterminado pela chamada de trabalho. Os artigos devem conter entre 10 a 20 páginas.
Artigo Livre: nesta seção receberemos trabalhos que não se relacionam com proposta do dossiê temático, previamente divulgado na chamada de trabalho. Aceitaremos textos de História e áreas afins, que sejam de relevância para o conhecimento histórico, e que contribua para as discussões historiográficas atuais. Os artigos devem conter entre 10 a 20 páginas.
Resenha: este é o espaço reservado para a publicação de resenhas. Os trabalhos enviados devem conter entre 3 e 5 páginas. As resenhas de livros e filmes devem contemplar exemplares nacionais e internacionais. No caso dos livros devem ter menos de 5 anos e dos filmes não temos restrição do ano de lançamento.
História na sala de aula: é dedicada à publicação de artigos que abordem temas relacionados ao campo do ensino da História com o intuito de socializar conhecimentos produzidos em laboratórios de ensino, estágios supervisionados e experiência docente. Deve conter entre 10 a 20 páginas.
História da África: A partir de 2003, com a entrada em vigor da lei 10.639, uma antiga reivindicação do Movimento Negro virou realidade: A História da África passou a ser tema obrigatório no sistema educacional brasileiro como uma das formas de reparar a secular discriminação a que tem sido submetida a população brasileira de origem africana. Porém, entre a lei a prática no cotidiano escolar existe uma enorme distância que vem sendo reduzida por uma série de iniciativas, individuais e coletivas, em todos os cantos do Brasil e em todos os níveis de ensino.
Entre tais iniciativas é preciso destacar as mudanças nas universidades brasileiras, impulsionadas por professores, por NEABs e diversos grupos de pesquisas, estão incorporando de maneira significativa a História e a cultura africana em seus programas. Não é um processo linear e uniforme em todas as instituições. Há avanços e recuos, mas vale destacar a inclusão da disciplina em todos os cursos de História, a criação de programas de pós-graduação e a multiplicação vertiginosa de pesquisas centradas na África, em suas várias dimensões.
O Mestrado profissional em História da África, da Diáspora africana e dos Povos Indígenas da UFRB, em funcionamento desde 2014 é parte desde esforço geral de estimular a pesquisa e a formação de professores, passos vitais para que a lei vire realidade.
A existência de publicações pontuais, dossiês temáticas em revistas acadêmicas, é o canal mais usado para disponibilizar essa produção que, apesar de todas as limitações, já muito vasta e nem sempre abarcada pelo formato dos dossiês. Em função disso, a Revista discente de História resolveu criar um espaço permanente e específico para a História da África em nossas edições.
Estamos abertos a contribuições de todos os pesquisadores e pesquisadoras. Participe, submeta o seu trabalho para publicação. Os artigos devem conter entre 10 a 20 páginas.
Formatação do artigo: Solicitamos do autor que faça seu CADASTRO no sistema da revista. Sem a realização desse procedimento não conseguirá submeter o artigo ou resenha. NÃO ACEITAREMOS ARTIGOS/RESENHAS ENCAMINHADOS POR E-MAIL.
I - Os arquivos deverão ser salvos na extensão “doc”, digitados no editor de texto Microsoft Office Word, edição 1997-2003 ou superior;
II - Fonte Berlim Sans F, tamanho 12, espaçamento 1,5;
III. Margens superior 3 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 2,5 cm;
IV - A autoria deverá ser omitida do "doc" a ser anexado, pois as avaliações são às cegas;
V - Os artigos deverão conter resumo com até dez linhas, entre 3 e 5 palavras-chave, em português. As palavras-chave devem ser citadas no seguinte modelo: Palavras-chave:História. Religião. Literatura. Política;
VI - Os textos não deverão conter colunas ou separação de sílabas hifenizada;
VII. As páginas não devem ser numeradas;
VIII. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte. As referências das mesmas devem constar em nota de rodapé tamanho 10 e estilo Berlim Sans FB;
IX - As citações a partir de quatro linhas devem estar com recuo esquerdo de 4 cm, tamanho 10 e fonte Fonte Berlim Sans FB;
X - As referências devem constar em nota de rodapé;
XI - As notas referentes às citações deverão ser colocadas nas notas de rodapé seguindo o padrão da ABNT (Idem, Ibidem, op. cit., Cf., e demais termos recomendados). Em caso de dúvida verificar modelo de citação presente nos artigos do n.6 de 2016;
XII. As notas de caráter explicativo/complementar também devem vir em nota de rodapé;
XIII. As tabelas (quando houver) devem ser digitadas seguindo a formatação padrão de tabela do programa editor de texto e ABNT;
XIV. As imagens devem seguir as normas da ABNT.
OBS.: Não aceitaremos contribuições acadêmicas que tenham REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA após o corpo do texto, as referências usadas para a construção do trabalho devem vir em nota de rodapé e usadas adequadamente, conforme regem as normativas acima citadas e da ABNT.
Formatação de resenhas e entrevistas:
As demais normas para submissão de resenhas e entrevistas são conformes às já previstas para os artigos, com exceção do resumo e palavras-chave.
No caso dos filmes, deve constar título da resenha, seguido de nome do autor conforme rege item IV e imagem da capa seguida da identificação: Nome. Direção, nacionalidade, ano, tempo de duração.
Os textos submetidos à Revista Eletrônica Discente História.com devem ser inéditos, tanto em outros periódicos quanto em capítulos de livros. Aqueles textos que forem versões de publicações anteriores, onde se apresentam novos resultados, devem vir acompanhados de uma declaração de “não ineditismo”. Caso o autor não declare o não ineditismo, estará sujeito as medidas judiciais cabíveis.
RECOMENDAÇÕES: É de inteira responsabilidade dos autores o atendimento às normas expressas, a coerência gramatical dos textos submetidos para avaliação, assim como o teor dos artigos e demais trabalhos científicos a este periódico submetidos.