A abordagem política e econômica nos livros didáticos de História adotados por escolas públicas do Recôncavo da Bahia para o quinto ano do ensino fundamental

Authors

  • Everton Marques Carvalho UFRB/Estudante

Keywords:

História – Ensino de História – Livro didático – História Política – História Econômica, Mobilidade social. Mulher negra. Sertão da Bahia. Mestiçagens. Cor da pele.

Abstract

O livro didático é instrumento que mais difunde o conhecimento científico em todas as ciências, abrange quase a totalidade das pessoas que estão na escola e traz uma linguagem de fácil entendimento. No livro de História não é diferente, ele é que leva à maioria das pessoas o conhecimento histórico necessário para a construção da identidade histórica, social e política. O que aqui se pretende é saber como as abordagens política e econômica são tratadas no livro didático de História, que temas elas apresentam e que instrumentos usam. Para tanto foram utilizados livros didáticos do PNLD 2013-2015 adotados por escolas da rede pública municipal de ensino em Cachoeira e São Félix-BA para o quinto ano do Ensino Fundamental para uma análise de como estas abordagenshistoriográficas chegam às pessoas através do livro didático.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Everton Marques Carvalho, UFRB/Estudante

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia, Graduando em História pela UFRB, Professor de História na rede municipal de Conceição da Feira-BA

References

BENTO, L.C. Livro Didático e Historiografia: um debate acerca do conceito de História produzido pelos livros didáticos, entre 2001 e 2005. Disponível em: <http://www.nee.ueg.br/seer/index.php/interfaces/article/viewFile/58/85> Acesso em 23 abr. 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia, Brasília: MEC/SEF, 1997.
CIANELLI, Marlene. “O que se ensina e o que se aprende em História” In: OLIVEIRA, Maria Margarida Dias de (Coord.). História: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2010; pp. 17-34. (Coleção Explorando o Ensi-no).
DIEZ, A. G.. Segredos da Bahia: História, 4º/5º ano: volume único, São Paulo, FTD, 2011.
FIGUEREDO, T. M. M.; MIRANDA, S. A. P.. “História”. In: Girassol: saberes e fazeres do campo, 5º ano. São Paulo, FTD, 2012; pp. 145-190.
MIRANDA, Sonia Regina e LUCA Tania Regina. “O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD”. Revista Brasileira de História, vol. 24, no 48, jul- dez. 2004, p. 123-144.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. “Por uma História prazerosa e consequente” In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010; pp. 17-36.
ROCHA, U. “Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno”. In: NIKITIUK, S. M, L. (Org.). Repensando o ensino de História. São Paulo, SP: Cortez, 1996, pp. 47-66.
SHARPE, Jim. “A História Vista de Baixo”. In: BURKE, Peter (org.). A Escrita da Histó-ria: novas perspectivas. São Paulo, SP: Editora da Unesp, 1992, pp. 39-62.
SILVA, L, dos S. História: Bahia, 4º/5º ano: volume único. São Paulo: Ática, 2004.

Published

2015-03-11