NAVEGANDO PELAS EMOÇÕES: A CHAVE PARA A APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação Emocional, Neurociência., Inclusão

Resumo

Introdução: Este artigo explora a importância da Educação Emocional no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto da inclusão de educandos com deficiência. Objetivo geral: Investigar o papel da educação emocional na promoção do desenvolvimento integral dos educandos com deficiência. Objetivos específicos: Analisar como as competências socioemocionais promovem o desenvolvimento integral, investigar o impacto da inteligência emocional no desempenho acadêmico e social, e examinar as contribuições da neurociência para a compreensão das interações entre emoções e aprendizado. Percurso metodológico: Revisão bibliográfica e a análise de estudos de caso que ilustram os benefícios de programas de Educação Emocional. A revisão bibliográfica baseia-se em fontes acadêmicas renomadas, enquanto a análise de estudos de caso oferece uma compreensão detalhada das práticas e resultados observados em escolas inclusivas. Resultados: Indicam que o desenvolvimento de competências socioemocionais favorece o desenvolvimento integral dos educandos, promovendo o bem-estar emocional e social, além de melhorar o desempenho acadêmico. Os estudos de caso analisados mostram que ambientes que valorizam a educação emocional criam um clima de apoio e acolhimento, onde os educandos se sentem parte de uma comunidade. Conclusão: Um ambiente educacional que valoriza as emoções contribui significativamente para a inclusão e o empoderamento dos educandos com deficiência. A promoção da educação emocional deve ser uma prioridade nas políticas educacionais, visando criar um ambiente mais justo e acolhedor para todos os educandos.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Nascimento Dias Santos Filho, H., Assis de Almeida, L., Rico de Souza Tavares, D., Rayla Fialho Araújo, L., Moreira de Souza, P., & Cavalcante Silva, R. (2025). NAVEGANDO PELAS EMOÇÕES: A CHAVE PARA A APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Acadêmica GUETO, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5268

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