A CULTURA DAS REZADEIRAS COMO UM RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Jailda da Silva dos Santos
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Palavras-chave:

Educação Matemática, Diversidade Cultural, Rezadeiras

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como a cultura das rezadeiras se apresenta em pesquisas acadêmicas, e como pode ser utilizada como recurso para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se do Mapeamento na Pesquisa Educacional, onde foram realizadas buscas no Google Acadêmico com o intuito de encontrar trabalhos que apresentam discussões que pudessem indicar possibilidades de relações entre o fazer das rezadeiras e a educação escolar. Utilizou-se como arcabouço teórico a Etnomatemática, haja vista que esta busca compreender interpretar os saberes próprios de diferentes culturas, e, por meio da dimensão educacional, relacioná-los com saberes desenvolvidos na escola. Os resultados desta pesquisa apontam a importância de explorar e relacionar os saberes que constituem o ambiente em que os estudantes estão inseridos com as ações desenvolvidas em sala de aula, pois, para além de propiciar novas práticas de ensino, possibilita a valorização dos fazeres de grupos culturais que contribuíram/em para o avanço da sociedade.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Santos, J. da S. dos, & Madruga, Z. E. de F. (2024). A CULTURA DAS REZADEIRAS COMO UM RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5234

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