PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS

Autores

  • Sabrina Torres Gomes
  • Fernanda Soares Pedreira Andrade da Cruz

Palavras-chave:

Culturas da Infância, Vozes Infantis, Pesquisa com Crianças

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa “Culturas infantis, brincadeiras e transições da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”, trazendo os dados referentes à forma como crianças do grupo 5 da educação infantil percebem as práticas docentes de suas professoras. O objetivo desse artigo é apresentar e discutir a percepção dessas crianças sobre tais práticas. O método de investigação contou com uma fase de observações e outra de entrevistas, essas últimas realizadas individualmente com as professoras e também com as crianças participantes. Aqui destacamos apenas as falas das crianças, que foram contextualizadas pelas observações quando necessário. Os resultados levaram à elaboração de três categorias: 1) Papel Docente ou Função da Professora; 2) Atitudes de Controle e; 3) Concessões, indicando que as crianças compreendem que suas professoras são responsáveis pelo ensino e pelo conhecimento que adquirem, usam o grito como estratégia principal de controle e, fazem concessões sobre os tempos e lugares de brincadeiras. Compreende-se, a partir desse recorte, que as crianças necessitam de espaços de escuta efetiva, que resultem em práticas lúdicas que considerem não somente suas habilidades desenvolvimentais, mas seus interesses.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Gomes, S. T., & Cruz, F. S. P. A. da. (2024). PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5221

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