Terno de Reis Alecrim: Preservando a Memória da Cultura Popular em Amargosa

Autores

  • Rafaela Guimarães
  • Ana Carla Nunes Pereira

Palavras-chave:

Cultura Popular, Ternos de Reis, Casa de Brincar Alecrim

Resumo

O presente trabalho possui o intuito de apresentar uma iniciativa de revitalização da cultura popular brasileira através da construção de um Terno de Reis com crianças de 02 a 10 anos de idade na Casa de Brincar Alecrim, situada no município de Amargosa-BA. O resgate ao Terno de Reis objetivou apresentar aos brincantes da Alecrim as expressões culturais, através de um trabalho com a música popular brasileira e o teatro, fomentando a lucidade e o conhecimento que representa a tradição dos folguedos na visão de brincantes em um espaço lúdico. Através da leitura do livro eternamente Rosa menina, nasceu o projeto de trabalhar com os brincantes as expressões culturais, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar muito particular das crianças sobre a cultura popular que nos denominam seres pertencentes a um determinado grupo. Assim, os foliões brincantes participaram do projeto durante um mês, conhecendo a história dos Reisados, os elementos culturais e as músicas da MPB, assim como as ladainhas que compuseram o Terno de Reis Alecrim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural. Campinas: Papirus, 2000, 95 p.

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, 2001. Disponível em: Acesso em: 20/01/2016.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BROUGERÈ, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010.

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.

CHAUÍ, Marilena. Cultura política e política cultural. São Paulo: Estudos Avançados 9 (23), 1995.

NASCIMENTO, Regina Cruz do. Eternamente Rosa Menina. Salvador: Editora Eduneb, 2013.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Guimarães, R., & Pereira, A. C. N. (2024). Terno de Reis Alecrim: Preservando a Memória da Cultura Popular em Amargosa. Revista Acadêmica GUETO, 3(06). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5073