A Incorporação da Lei 10.639 nas Escolas Públicas de Ensino Médio: uma Análise do Colegio Estadual da Cachoeira

Autores

  • Elder Luan dos Santos Silva

Palavras-chave:

Cultura Afrobrasileira, História da África, Ensino, Educação

Resumo

Com a aprovação das leis 10639/03 e 11645/08 que alterou a lei 9394 de 20 de novembro de 1996, o estudo da cultura Afro-Brasileira e Indígena tornou-se obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, sendo especificamente abordados dentro das disciplinas de História, Literatura e Arte. A obrigatoriedade do ensino faz com que os professores voltem seus olhares para a História da África, as contribuições e as relações socioculturais econômicas com este continente que por muito tempo foi esquecido na História do Brasil, contribuindo assim, para que os estudantes de um modo geral, e em particular a população negra, tenha conhecimento de sua história e da importância social, econômica, política e cultural de seus antecedentes na construção e formação do país. Diante do exposto, esse trabalho objetiva realizar uma reflexão teórica, baseada na literatura nacional e na análise da abordagem feita sobre a África, os africanos e afrodescendentes no componente curricular de História do Colégio Estadual da Cachoeira, no intuito de entender como vem se dando o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira na cidade de Cachoeira, refletindo sobre as dificuldades e avanços de ensino, desde a aprovação da lei, até os dias atuais.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Silva, E. L. dos S. (2024). A Incorporação da Lei 10.639 nas Escolas Públicas de Ensino Médio: uma Análise do Colegio Estadual da Cachoeira. Revista Acadêmica GUETO, 2(04). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5055

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