Crianças: diálogo com a capoeira na formação humana

Autores

  • Jean Adriano Barros Silva

Palavras-chave:

Educação, Capoeira, Crianças

Resumo

O presente artigo se articula com a temática que envolve o dialogo sobre praticas culturais e Educação, focando em particular os limites e possibilidades da capoeira na formação de crianças. Este tema tem como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação Infantil. Neste sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da pratica da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o "ritual" da roda, como fontes para o desenvolvimento humano e consequentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais para o referido público em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Frede. O Barracão do Mestre Waldemar. Salvador: Organização Zarabatana, 2003.

ALMEIDA, Raimundo C. A. de. Bimba: perfil do mestre. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1982.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: 1998.

BOULCH, Lê. O Desenvolvimento Psicomotor: do nascimento até 6 anos. 7ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

DANGEVILLE, Roger. Crítica da Educação e do Ensino. Lisboa: Moraes, 1978.

CAMpos, Hélio José B. Carneiro. Capoeira na escola. Salvador: Presscolor, 1990.

FALCAO, Jose Luiz Cirqueira. A escolarização da capoeira. Brasília: ASEFE - Royal Court, 1996.

FONTES, Martins. A Ideologia Alemã - Karl Marx e Friedrich Engels. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.

PISTRAK, M. M.. Fundamentos da Escola do Trabalho. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2003.

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky, uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10ª ed. Petrópolos: Vozes, 2000.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: um ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968.

ZULU, Mestre. Idiopráxis de Capoeira. Brasília: o autor, 1995.

VIEIRA, Luiz Renato. Da vadiação a capoeira regional: uma interpretação da modernização cultural no Brasil. (Dissertação de Mestrado). Brasília: Departamento de Sociologia, UnB, 1990.

____________. A Capoeira disciplinada. Estado e cultura popular no tempo de Vargas. Revista História e Perspectiva. Uberlândia, n. 7, p. 111-132, jul./dez. 1992.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Silva, J. A. B. (2024). Crianças: diálogo com a capoeira na formação humana. Revista Acadêmica GUETO, 1(01). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5042

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.