As “duas histórias” da verdade e o “método” para uma história política da verdade em A verdade e as formas jurídicas

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v25i3.5396

Mots-clés :

Michel Foucault; Verdade judiciária; Poder; Modos de subjetivação; História política da verdade.

Résumé

O artigo examina a série de conferência intituladas A Verdade e as Formas Jurídicas, proferidas por Michel Foucault em 1973, no Brasil, como ponto de delimitação para a formulação de uma “história política da verdade”. Para tanto, trata-se de mobilizar o problema da verdade, do poder e das práticas da verdade judiciária em Foucault segundo o seguinte percurso: i) uma breve retomada das pesquisas foucaultianas imediatamente anteriores ao conjunto de conferências de A Verdade e as Formas Jurídicas, com destaque para a sua particular leitura de Édipo Rei de Sófocles e o uso estratégico da filosofia nietzschiana em oposição a verdade apofântica de tipo aristotélica; ii) a explicitação do tema de uma “história externa” da verdade na primeira das conferências de 1973 (uma história centrada nas práticas sociais e nas relações de poder que produzem regimes de veridicção e modalidade de subjetividade); iii) o papel da filosofia nietzschiana como modelo crítico para uma análise histórica da política da verdade, em contraponto à tradição moderna de uma metafísica e de uma epistemologia da verdade.

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Biographie de l'auteur

Andre Constantino Yazbek, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor(a) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP, Brasil. Professor(a) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ, Brasil.

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Publiée

2025-10-26

Comment citer

CONSTANTINO YAZBEK, Andre. As “duas histórias” da verdade e o “método” para uma história política da verdade em A verdade e as formas jurídicas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 146–156, 2025. DOI: 10.31977/grirfi.v25i3.5396. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/5396. Acesso em: 1 nov. 2025.

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