A psicanálise na vertente diurna de Bachelard: psicanálise do conhecimento objetivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i3.4896

Palavras-chave:

Bachelard; Conhecimento Objetivo; Epistemologia; Psicanálise.

Resumo

O presente trabalho pretende estabelecer uma interpretação argumentativa da teoria epistemológica na filosofia bachelardiana, a fim de demonstrar o espaço em que se inserem suas reflexões sobre a psicanálise na ordem do desenvolvimento do conhecimento científico. Esta abordagem epistemológica pode ser encontrada em seu conjunto de obras que compõem o que é denominado como a vertente diurna do autor, dentro deste campo de estudos destacamos a obra do ano de 1938, intitulada de: A Formação do Espírito Científico. A partir deste contexto, nossos esforços se concentram, sobretudo, na relação que se estabelece entre sua teoria, para com aspectos conceituais advindos da psicanálise na sua origem freudiana. Abordando a elaboração de uma psicanálise do conhecimento objetivo na epistemologia de Bachelard, elencamos três estruturas teóricas que nos ajudaram a estabelecer esta ponte conectiva para com a psicanálise, sendo estas as noções de: Ruptura, Retificação e de Obstáculo Epistemológico. A partir da reconstrução destes três conceitos como premissas da epistemologia de Bachelard, desenvolve-se posteriormente um aprofundamento das mesmas noções e das relações que elas apresentam entre os conceitos de recalque e de inconsciente, postulados na teoria psicanalítica, bem como a respectiva mudança de âmbito de sentido que o autor aplica vinculado eles ao contexto do conhecimento objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Olivieri Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), londrina – PR, Brasil.

Referências

ALMEIDA, F. F. & MACHADO, F. Para uma Psicanálise, Fenomenologia e História das Ciências em Gaston Bachelard. Rev. Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 178-192, 2017.

BACHELARD, G. A Filosofia do Não - O Novo Espírito Científico - A Poética do Espaço. Trad. José Américo Motta Pessanha & Joaquim José Moura Ramos & Roberto Francisco Kuhnen & Antônio da Costa Leal & Lídia do Valle Santos Leal. Coleção Pensadores, SP, 1978.

BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu, Ed. Contraponto, 2005.

BACHELARD, G. A Psicanálise do Fogo. Trad. Paulo Neves, Ed. Martins Fontes, 2012.

BACHELARD, G. A Vocação Científica e a Alma Humana. p.15-34. In: BACHELARD & SCHRODINGER & AUGER & GUYENOT & SANTILLANA & DUBARLE. O Homem Perante a Ciência. Trad. Mário Braga, ed. Publicações Europa-América Lda, 1965.

BACHELARD, G. Ensaio Sobre o Conhecimento Aproximado. Trad. Estela dos Santos Abreu. Ed. Contraponto, 2004.

BULCÃO, M. & CARVALHO, M. & MARCONDES, C & CAMPELLO, M. A poética de Gaston Bachelard: mergulho na imaginação. Rio de Janeiro, ed. Multifoco, 2021.

GASPAR, A. Entre o Conceito e a Imagem: o lugar da psicanálise da obra de Bachelard. Colecção Thesis: Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), 2010.

Downloads

Publicado

2024-11-01

Como Citar

OLIVIERI FONSECA, Pedro. A psicanálise na vertente diurna de Bachelard: psicanálise do conhecimento objetivo. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 111–121, 2024. DOI: 10.31977/grirfi.v24i3.4896. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/4896. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos