A psicanálise na vertente diurna de Bachelard: psicanálise do conhecimento objetivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i3.4896

Palabras clave:

Bachelard; Conhecimento Objetivo; Epistemologia; Psicanálise.

Resumen

O presente trabalho pretende estabelecer uma interpretação argumentativa da teoria epistemológica na filosofia bachelardiana, a fim de demonstrar o espaço em que se inserem suas reflexões sobre a psicanálise na ordem do desenvolvimento do conhecimento científico. Esta abordagem epistemológica pode ser encontrada em seu conjunto de obras que compõem o que é denominado como a vertente diurna do autor, dentro deste campo de estudos destacamos a obra do ano de 1938, intitulada de: A Formação do Espírito Científico. A partir deste contexto, nossos esforços se concentram, sobretudo, na relação que se estabelece entre sua teoria, para com aspectos conceituais advindos da psicanálise na sua origem freudiana. Abordando a elaboração de uma psicanálise do conhecimento objetivo na epistemologia de Bachelard, elencamos três estruturas teóricas que nos ajudaram a estabelecer esta ponte conectiva para com a psicanálise, sendo estas as noções de: Ruptura, Retificação e de Obstáculo Epistemológico. A partir da reconstrução destes três conceitos como premissas da epistemologia de Bachelard, desenvolve-se posteriormente um aprofundamento das mesmas noções e das relações que elas apresentam entre os conceitos de recalque e de inconsciente, postulados na teoria psicanalítica, bem como a respectiva mudança de âmbito de sentido que o autor aplica vinculado eles ao contexto do conhecimento objetivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Olivieri Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), londrina – PR, Brasil.

Citas

ALMEIDA, F. F. & MACHADO, F. Para uma Psicanálise, Fenomenologia e História das Ciências em Gaston Bachelard. Rev. Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 178-192, 2017.

BACHELARD, G. A Filosofia do Não - O Novo Espírito Científico - A Poética do Espaço. Trad. José Américo Motta Pessanha & Joaquim José Moura Ramos & Roberto Francisco Kuhnen & Antônio da Costa Leal & Lídia do Valle Santos Leal. Coleção Pensadores, SP, 1978.

BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu, Ed. Contraponto, 2005.

BACHELARD, G. A Psicanálise do Fogo. Trad. Paulo Neves, Ed. Martins Fontes, 2012.

BACHELARD, G. A Vocação Científica e a Alma Humana. p.15-34. In: BACHELARD & SCHRODINGER & AUGER & GUYENOT & SANTILLANA & DUBARLE. O Homem Perante a Ciência. Trad. Mário Braga, ed. Publicações Europa-América Lda, 1965.

BACHELARD, G. Ensaio Sobre o Conhecimento Aproximado. Trad. Estela dos Santos Abreu. Ed. Contraponto, 2004.

BULCÃO, M. & CARVALHO, M. & MARCONDES, C & CAMPELLO, M. A poética de Gaston Bachelard: mergulho na imaginação. Rio de Janeiro, ed. Multifoco, 2021.

GASPAR, A. Entre o Conceito e a Imagem: o lugar da psicanálise da obra de Bachelard. Colecção Thesis: Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), 2010.

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

OLIVIERI FONSECA, Pedro. A psicanálise na vertente diurna de Bachelard: psicanálise do conhecimento objetivo. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 111–121, 2024. DOI: 10.31977/grirfi.v24i3.4896. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/4896. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

artículos