Algumas contribuições de Merleau-Ponty à pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i2.2796

Palavras-chave:

Merleau-Ponty; Pedagogia; Entrecruzamento de saberes.

Resumo

Este artigo busca apresentar e refletir sobre algumas contribuições que o filósofo Maurice Merleau-Ponty traz à pedagogia durante seus cursos sobre a psicologia infantil e a pedagogia realizados em Sorbonne entre os anos 1949 e 1952. Irá ser destacado como o filósofo insiste que é no entrecruzamento de saberes que somos forçados a pensar de outra forma. Assim, estudos sobre a psicanálise, a antropologia, o culturalismo, por exemplo, são, a seu ver, fundamentais para as reflexões pedagógicas. Essa forma de pensar renova nossa concepção sobre o mundo infantil, tal como a criança se relaciona com o mundo, com os outros e consigo. Para mostrarmos isso, iremos primeiramente apresentar algumas reflexões sobre a infância que influenciaram a própria experiência de pensamento do filósofo. Por fim, apresentaremos um dos cursos de Merleau-Ponty, “A criança vista pelo adulto”, em que se revela a originalidade do filósofo em trazer à tona saberes aparentemente distantes da reflexão pedagógica, mas que nos força a pensar.

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Biografia do Autor

Ronaldo Filho Manzi, Faculdade de Inhumas (FACMAIS); Universidade de Brasília (UNB)

Doutor(a) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil e pela Radboud University Nijmegen (RUN – Cotutela), Nijmegen – Holanda. Pós-doutorando(a) na Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF, Brasil. Professor(a) da Faculdade de Inhumas (FACMAIS), Inhumas- GO, Brasil.

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Publicado

2022-06-19

Como Citar

MANZI, Ronaldo Filho. Algumas contribuições de Merleau-Ponty à pedagogia. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1–17, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i2.2796. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2796. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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Artigos