Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1398Palavras-chave:
Borda; Cinema; Hélio Oiticica; Escola.Resumo
Este artigo parte da análise do Impressionismo, do abstracionismo de Kazimir Malevich e dos penetráveis de Hélio Oiticica para pensar o processo de eliminação das bordas do quadro-pintura. A tese de Oiticica é a de que, no momento em que viveu e atuou, o quadro-pintura passa a prescindir das bordas, derramando-se para fora dele e se constituindo como modus vivendi, eliminando, assim, a noção de um fora e um dentro. Com isso, defende a substituição do espectador pela do participador. Perguntamo-nos se o cinema, com suas bordas móveis, também é tocado por essas mudanças. Para tanto, tomaremos O Cinema Novo e o Cinema Marginal. Por fim, pensamos se a instituição escolar, como herdeira dessas questões, tem se inserido nesse debate e qual tem ou seria seu papel. Nesse sentido, fica a pergunta sobre o que se deve esperar dessa instituição depois da diluição do quadro (das grandes narrativas, das certezas modernas) e das vanguardas históricas.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. “O que é o contemporâneo?” In: O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó/SC: Argos, 2012.
ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do Espectador. Trad. Itoby Alves Correa Júnior. São Paulo: Summus, 1984.
ASSIS, Machado de. “Nova Geração”. In: ASSIS, Machado de. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol. III, 1994a.
ASSIS, Machado de. “Instinto de Nacionalidade”. In: ASSIS, Machado de. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol. III, 1994b.
BAECQUE, Antoine de. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura. Trad. André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BRITO, Ronaldo. “O acontecimento artístico”. In: BRITO, Ronaldo. Experiência Crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DUNKER, Christian. Mal-estar Sofrimento e Sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.
EAGLETON, Terry. A Função da Crítica. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ELIOT, Thomas Stearns. “A função da Crítica”. In: ELIOT, Thomas Stearns. Ensaios. Trad. Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.
LACAN, Jacques. O Seminário XI: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Trad. M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
FAVARETTO, Celso Fernando. “Por entre rastros e restos”. In: Cadernos Benjaminianos, Número especial. Belho Horizonte, 2013, pp. 70-76.
FAVARETTO, Celso Fernando. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: EDUSP, 2000.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. “Teses sobre Feuerbach”. In MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Expressão Popular, 2016.
OITICICA, Hélio. Encontros: Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Azougue, 2009.
OLIVEIRA, Andrey Pereira. Laocoonte, de Lessing, passagem obrigatória: algumas reflexões sobre palavra e imagem. João Pessoa: Graphos, Vol. 12, N. 2, Dez/2010 – ISSN 1516-1536.
ROSENBERG, Harold. “A Revolução Virtual”. In: ROSENBERG, Harold. A tradição do novo. Trad. Cezar Tozzi. São Paulo: Perspectiva, 1974a.
ROSENBERG, Harold. “Os Action Painters Norte-Americanos”. In: ROSENBERG, Harold. A tradição do novo. Trad. Cezar Tozzi. São Paulo: Perspectiva, 1974b.
SOUSA, Daniel Marcolino Claudino de. O cinema na escola: aspectos para uma (des) educação. 2017. 326p. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017.
XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2004, 2ª. edição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Daniel Marcolino Claudino de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...