A ampliação do conceito de cidadania na redefinição de uma sociedade decente e civilizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1227

Palavras-chave:

Direitos animais; Cidadania; Sociedade política.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a ampliação do conceito de cidadania em sua aplicação aos animais não-humanos e a relação com a ideia de sociedade decente e civilizada. Para isso, parte-se das discussões sobre os direitos dos animais na obra Zoopolis: a political theory of animal rights, de Sue Donaldson e Will Kymlicka. Ao contrário de teorias que enfatizam basicamente os aspectos negativos dos direitos animais, ou seja, o direito de não sofrer danos, não ser torturado etc., o presente trabalho fundamenta um aspecto mais positivo do direito, priorizando deveres e obrigações em relação aos animais para além da perspectiva ética. Essa questão leva ao desenvolvimento de uma perspectiva política do conceito de cidadania aplicado aos animais partindo do princípio de que os espaços geográficos e públicos são compartilhados e, assim, as inter-relações entre humanos e animais são inevitáveis. Nesse sentido, o presente artigo analisa esse conceito de cidadania animal e o reflete juntamente com os conceitos de humilhação e sociedade decente e civilizada de Avichai Margalit. Por fim, busca-se fundamentar uma perspectiva homo-zoopolitica da sociedade que inclua os animais nos princípios políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Felipe de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil. Professor de Filosofia e Teorias da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil.

Referências

DONALDSON, Sue; KYMLICKA, Will. Zoopolis: a political theory of Animal Rights. New York: Oxford University Press, 2011.

FRANCIONE, Gary. Animal Rights: The Abolitionist Approach [blog internet, 2007]. Animal Rights and Domesticated Nonhumans. Acessado em: 02 de Fevereiro de 2019. Disponível em: http://www.abolitionistapproach.com/animal-rights-and-domesticated-nonhumans/#.U8P6IvldW1Y

HARE, R.M. A linguagem moral. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

KYMLICKA, Will. Filosofia Política Contemporânea: uma introdução. Trad: Luiz Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MARGALIT, Avishai. The Decent Society. Trad. Naomi Goldblum. Cambridge: Harvard Iniversity Press, 1996.

NOZICK. Robert. Anarchy, State and Utopia. New Jersey. Basic Books BlackWell Publishers. 1974.

REGAN, Tom. The case for animal rights. Los Angeles: University of California Press, 2004.

SINGER, Peter. Practical Ethics. 4a. Ed. New York: Cambridge University Press, 2011.

WISE. Steven. Drawing the line: schience and the case for animal rights. Cambridge. Perseus Book, 2002.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

OLIVEIRA, Wesley Felipe de. A ampliação do conceito de cidadania na redefinição de uma sociedade decente e civilizada. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 247–265, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1227. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1227. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos