Jovem Marx: um esboço de uma filosofia da história e um republicanismo peculiar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v16i2.762

Mots-clés :

Antiguidade; Epicuro; Marx, Hegel, Dialética, Estado.

Résumé

O engajamento de Marx na filosofia tem desde o início a tentativa de um desenvolvimento mais objetivo do humanismo, na medida em que só adentra em tal disciplina em busca de uma racionalidade cujo desenvolvimento não é seccionado da transformação concreta do mundo. Tal é a sua impressão da filosofia sob a dialética hegeliana: apenas a razão filosófica se perceberia como forma não destacada da realidade, podendo realizar o humanismo que no Direito está dado como um puro idealismo. Nos Cadernos Preparatórios de sua tese de doutorado intitulada Diferença entre as filosofias de Demócrito e Epicuro (DFDE) Marx desenvolveu uma filosofia da história alternativa à de Hegel, indicando que a democracia não sofreu ocaso na Grécia por conta do desenvolvimento da razão filosófica, mas sim por conta da vitória de uma razão filosófica que sofrera viragem para a teologia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Júlia Lemos Vieira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – Brasil. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiás – Brasil.

Références

DUMÉNIL, Gérard; LÖWY, Michel; RENAULT, Emmanuel. Ler Marx. Trad.: Mariana Echalar. São Paulo: Unesp, 2011.

FAUSTO, Ruy. Marx: lógica e política: investigações para uma reconstituição do sentido da dialética. Tomo I. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

FREDERICO, Celso. O jovem Marx: 1843-1844 as origens da ontologia do ser social. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da história. Trad.: Maria Rodrigues e Hans Harden. 2. ed. Brasília: Ed. UnB, 1999.

KORSCH, Karl. Marxismo e filosofia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2008.

LÖWY, Michel. A teoria da revolução no jovem Marx. Trad.: Anderson Gonçalves. Petrópolis, RJ; Vozes, 2002.

LÖWITH, Karl. From Hegel to Nietzsche: the revolution in nineteenth-century thought. Translated from German by David E. Green. New York: Columbia University Press, 1964.

LUKÁCS, Georg. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Org. e trad.: Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.

MARX, Karl. Diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro. Trad.: Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. Lisboa: Presença, 1972

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Trad.: Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. Lisboa: Presença, 1983.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Collected Works (MECW). New York: International Publischers, 1975. 50 v. Disponível em: <http://www.marxists.org/archive/marx/works/cw/index.htm>

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Luta de classes na Alemanha. Apres.: Michael Löwy, trad.: Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010.

McLELLAN, David. Karl Marx: his life and thought. Norwalk: The Easton Press, 1990.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Trad.: Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.

SAMPAIO, Benedicto Arthur; FREDERICO, Celso. Dialética e materialismo: Marx entre Hegel e Feuerbach. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.

SILVA, Romero Junior Venâncio. O Epicuro de Marx: algumas notas. Prometeus, ano 4, n. 8, jul.-dez

TEXIER, Jacques. Revolução e democracia em Marx e Engels. Trad.: Duarte Pacheco Pereira. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.

Téléchargements

Publiée

2017-12-18

Comment citer

VIEIRA, Júlia Lemos. Jovem Marx: um esboço de uma filosofia da história e um republicanismo peculiar. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 334–351, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v16i2.762. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/762. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos