Etnocentrismo liberal-democrático, conhecimento e solidariedade

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v14i2.717

Mots-clés :

Etnocentrismo; Conhecimento; Objetividade; Solidariedade.

Résumé

Richard Rorty propõe uma concepção de conhecimento que abandone a pretensão de objetividade entendida como uma representação fiel do mundo em nossa mente ou na linguagem. Para ele, se o mundo não torna nossas crenças verdadeiras ou falsas e sim que elas são justificadas socialmente (e não apenas por um eu solitário, mas por nós), o conhecimento não pode ser uma questão de adequação com a realidade, e sim de concordância entre os membros de determinada comunidade. Com isso, Rorty abandona a pretensão de uma epistemologia de caráter universal e propõe uma concepção de conhecimento que só pode ser justificada localmente, abrindo alas dessa forma para o seu etnocentrismo, assim como para sua defesa da ideia do conhecimento como solidariedade e da razão como conversação. Este artigo pretende apontar alguns limites da proposta neopragmática de Rorty

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Biographie de l'auteur

Kleyson Rosário Assis, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em ensino, filosofia e história das ciências e professor de filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Bahia – Brasil.

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Publiée

2016-12-18

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ASSIS, Kleyson Rosário. Etnocentrismo liberal-democrático, conhecimento e solidariedade. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 196–218, 2016. DOI: 10.31977/grirfi.v14i2.717. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/717. Acesso em: 4 déc. 2024.

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