Cinema e verdade: fundamentações para uma hermenêutica-fenomenológica dos filmes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i2.4832

Mots-clés :

Heidegger; Cinema; Ontologia; Verdade; Poesia.

Résumé

A presente investigação filosófica busca realizar questionamentos para a fundamentação de uma hermenêutica-fenomenológica dos filmes que o concebem no sentido de eventos da verdade ontológica, queremos dizer, da aletheia: verdade como aparecimento e concomitante ocultamento de significações.  Para cumprir tal objetivo, primeiramente iremos opor a concepção da verdade tal como fundamentada por Heidegger à noção aristotélica de verdade correspondencial de modo a explicitar a dilatação da filosofia para além dos limites do discurso apofântico e caracterizar o cinema como poesia (Dichtung) que indica a tripla instituição (Stiftung) da verdade como doar (Schenken), como fundar (Gründen) e como iniciar (Anfangen) da história (Geschichte). Em nosso segundo momento, por sua vez, faremos considerações metodológicas a fim de consolidar o trato do cinema como um genuíno fenômeno (Phänomen) – não representação ou mimesis – e de delimitar nossa perspectiva interpretativa como alicerçada no dizer (léguen), que recolhe as suas fundamentações do discurso (lógos) da ontologia fundamental heideggeriana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luan Alves dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor(a) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brasil. Pós-doutorando(a) em Filosofia na Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – SP, Brasil.

Références

ANDERSEN, Nathan. Is Film the Alien Other to Philosophy?: Philosophy as Film in Mulhall's On Film. Edinburgh: Film-Philosophy, 2003. v. 7. n. 23

ARISTÓTELES. Categorias. Porto: Porto Editora, 1995.

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ARISTÓTELES. Tópicos. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

CABRERA, Julio. O Cinema Pensa. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

CASEBIER, Allen. Film and Phenomenology: Toward a Realist Theory of Cinematic Representation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

CAVEL, Stanley. The World Viewed: Reflections on the Ontology of Film. Cambridge: Harvard University Press, 1979.

CLEWIS, Robert. Heideggerian Wonder in Terrence Malick’s The Thin Red Lind. Film and Philosophy, [s.l], v. 7, p. 22-36, 2003.

CONANT, James. The World of a Movie. In: Making a Difference. Stockholm: Thales, 2011.

DELEUZE, Gilles. Cinéma 2: L’Image-Temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.

HEIDEGGER, Martin. Aletheia (Heráclito, Fragmento 16). In: Ensaios e Conferências. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Editora Vozes, 2002a.

HEIDEGGER. Martin. Os Conceitos Fundamentais da Metafísica: Mundo – Finitude – Solidão. Tradução de Marco Casanova: Rio de Janeiro: GEN/Forense Universitária, 2015.

HEIDEGGER, Martin. De uma Conversa sobre a Linguagem entre um Japonês de um Pensador. In: A Caminho da Linguagem. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis/Bragança Paulista: Editora Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2003.

HEIDEGGER, Martin. A Essência do Fundamento. In: Marcas do Caminho. Tradução de Ernildo Stein. Petrópolis: Editora Vozes, 2008b.

HEIDEGGER, Martin. A Essência da Verdade. In: Marcas do Caminho. Tradução de Ernildo Stein: Petrópolis: Editora Vozes, 2008a.

HEIDEGGER, Martin. Fenomenologia da Vida Religiosa. Tradução de Enio Paulo Giachini, Jairo Ferrandin e Renato Kirchner. Petrópolis/Bragança Paulista: Editora Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2014b.

HEIDEGGER, Martin. Identidade e diferença. In: Conferências e Escritos Filosóficos. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999a.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à Metafísica. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 1999b.

HEIDEGGER, Martin. Logos (Heráclito, Fragmento 50). In: Ensaios e Conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Editora Vozes, 2002c.

HEIDEGGER, Martin. Marcas do Caminho. Tradução de Ernildo Stein. Petrópolis: Editora Vozes, 2008c.

HEIDEGGER, Martin. Ontologia (Hermenêutica da Faticidade). Tradução de Renato Kirchner: Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. In: Caminhos de Floresta. Tradução de Irene Borges-Duarte. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014a.

HEIDEGGER, Martin. A Pergunta pela Essência da Linguagem. Tradução de Maria Adelaide Pacheco e Helga Hoock Quadrado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008d.

HEIDEGGER, Martin. Os Problemas Fundamentais da Fenomenologia. Tradução de Marco Casanova: Petrópolis: Editora Vozes, 2012a.

HEIDEGGER, Martin. Questão da Técnica. In: Ensaios e Conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Editora Vozes, 2002b.

HEIDEGGER, Martin. As Questões Fundamentais da Filosofia: Problemas seletos da Lógica. Tradução de Marco Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

HEIDEGGER, Martin. O tempo da Imagem do mundo. In: Caminhos de Floresta. Tradução de Alexandre Franco de Sá. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014c.

HEIDEGGER, Martin. Platão: Sofista. Tradução de Marco Casanova. Rio de Jáneiro: Editora Forense Universitária, 2012b

HEIDEGGER, Martin. O que é Metafísica? In: Conferências e Escritos Filosóficos. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1999c

HEIDEGGER, Martin. Ser e Verdade. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis/Bragança Paulista: Editora Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2012c.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução de Fausto Castilho. Petrópolis: Vozes, 2014d.

HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1986.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. São Paulo: Ideias & Letras, 2006

LOTH, Shawn. Film as Heideggerian Art? A Re-Assessment of Heidegger, Film, and his Connection to Terrence Malick. Film as Philosophy, [s.l], v. 17, p. 113-36, 2013.

LOTH, Shawn. Phenomenology of Film: a Heideggerian Account of the Film Experience. Nova York/Londres: Lanham/Boulder, 2017.

MULHALL, Stephen. On Film. London/New York: Routledge, 2001.

PÖGGELER, Otto. La Pensée de Martin Heidegger: Un Cheminement Vers l'Être. Paris: Aubier-Montaigne, 1967.

RIBEIRO, Luan. A Crítica de Heidegger à Estética em A origem da obra de arte (Der Ursprung des Kunstwerkes). Griot, Bahia, v. 21, p. 301-319, fev. 2021.

RIBEIRO, Luan. Arte e Verdade no Pensamento de Martin Heidegger: a Caminho da Origem da Obra de Arte. Sofia, Vitória (ES), v. 11, n. 2, p. 1-25, out. 2022.

RIBEIRO, Luan. Considerações sobre ser-finito: a ontologia da finitude tematizada entre o texto filosófico e a arte cinematográfica. 2024. 193 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024.

SILESIUS, Angelus. O peregrino querubínico. São Paulo: Paulus, 1996.

SINNERBRINK, Robert. A Heideggerian Cinema? On Terrence Malick’s The Thin Red Line. Film-Philosophy, [s.l], v. 10, p. 26-37, 2006.

STEIN, Ernildo. Seis Estudos sobre Ser e Tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 1990.

WARTENBERG, Thomas. Thinking on Screen: Film as philosophy. Londres/Nova York: Routledge, 2007

WOESSNER, Martin. What is Heideggerian Cinema? New German Critique, [s.l], v. 38, n. 2, p. 129-57, 2011.

Téléchargements

Publiée

2024-06-30

Comment citer

ALVES DOS SANTOS RIBEIRO, Luan. Cinema e verdade: fundamentações para uma hermenêutica-fenomenológica dos filmes. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 301–320, 2024. DOI: 10.31977/grirfi.v24i2.4832. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/4832. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos