Ensino superior e os paradigmas da política neoliberal
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v1i1.461Mots-clés :
Neoliberalismo; Educação; Ideologia; Política.Résumé
Este artigo científico procurou investigar o processo de adaptação da Universidade Brasileira aos novos paradigmas impostos pelas políticas neoliberais. A análise se faz a partir de breve histórico do liberalismo e de suas imbricações no ensino. Apontando também a relativização da suposta democratização e modernização do ensino pelas novas perspectivas impostas pelo mercado. São levantadas também questões como autonomia universitária e legitimação da instituição de ensino superior.
Téléchargements
Références
BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de teoria do Estado e ciência política. São Paulo: Saraiva, 1999.
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
CHAUÍ. Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.
CORREA, Vera. Globalização e neoliberalismo: o que isso tem a ver com você. Rio de Janeiro, 2000.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2005.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1993.
MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2003.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste, 1993.
VÁSQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...