Ensino superior e os paradigmas da política neoliberal

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v1i1.461

Mots-clés :

Neoliberalismo; Educação; Ideologia; Política.

Résumé

Este artigo científico procurou investigar o processo de adaptação da Universidade Brasileira aos novos paradigmas impostos pelas políticas neoliberais. A análise se faz a partir de breve histórico do liberalismo e de suas imbricações no ensino. Apontando também a relativização da suposta democratização e modernização do ensino pelas novas perspectivas impostas pelo mercado. São levantadas também questões como autonomia universitária e legitimação da instituição de ensino superior.

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Biographie de l'auteur

Hebert de Melo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduado em Filosofia pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, Goiás – Brasil e Professor de Filosofia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás – Brasil.

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Publiée

2010-07-11

Comment citer

MELO, Hebert de. Ensino superior e os paradigmas da política neoliberal. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 16–23, 2010. DOI: 10.31977/grirfi.v1i1.461. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/461. Acesso em: 5 déc. 2024.

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