Ensino superior e os paradigmas da política neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v1i1.461Palabras clave:
Neoliberalismo; Educação; Ideologia; Política.Resumen
Este artigo científico procurou investigar o processo de adaptação da Universidade Brasileira aos novos paradigmas impostos pelas políticas neoliberais. A análise se faz a partir de breve histórico do liberalismo e de suas imbricações no ensino. Apontando também a relativização da suposta democratização e modernização do ensino pelas novas perspectivas impostas pelo mercado. São levantadas também questões como autonomia universitária e legitimação da instituição de ensino superior.
Descargas
Citas
BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de teoria do Estado e ciência política. São Paulo: Saraiva, 1999.
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
CHAUÍ. Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.
CORREA, Vera. Globalização e neoliberalismo: o que isso tem a ver com você. Rio de Janeiro, 2000.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2005.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1993.
MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2003.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste, 1993.
VÁSQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Griot: Revista de Filosofía mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitiendo compartir y adaptación, incluso con fines comerciales, con el debido reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Lea mas...