A soberania do discurso em Górgias: persuasão e engano
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2452Mots-clés :
Górgias; Discurso; Engano; Educação.Résumé
Lógos é termo grego central para a construção do movimento sofístico. Górgias de Leontinos, um dos principais representantes da primeira geração desse movimento, propôs-se a refletir, em Elogio de Helena, sobre o discurso como um grande e soberano senhor, capaz de ao mesmo tempo produzir persuasão em Helena e denunciar esse poder persuasivo. Na primeira parte deste estudo, pretendemos situar o lógos como fabricador de vivências em seu ouvinte, o que sugere a compreensão do poder persuasivo. Na segunda parte, a fabricação de vivências, diferente da persuasão, se identificará com uma realidade fictícia produzida devido ao engano voluntário. Por ser voluntária essa experiência do engano, o motivo da soberania do lógos está para Górgias, em que o discurso, além de persuadir, pode servir como instrumento possível para a fabricação de aprendizados, cuja experiência artística o seu próprio texto exemplifica.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Manuel José de Sousa; CASTRO, Inês Luisa de Ornellas. Górgias, testemunhos e fragmentos. Lisboa: Edições Colibri, 1993.
CASSIN, Barbara. O Efeito Sofístico: sofística, filosofia, retórica, literatura. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Maria Cristina Franco Ferraz e Paulo Pinheiro. 1ª edição São Paulo: Ed. 34, 2005.
CHANTRAINE, Pierre. Dictionnaire étymologique de la langue grecque: Histoire des mots. Paris: Librairie C. Klincksieck et Cie, 1999.
DINUCCI, Aldo. Górgias de Leontinos. 1ª ed. São Paulo: Oficina do Livro, 2017.//
EDMONDS, John Maxwell. Lyra Graeca; Being the remains of all the greek lyric poets from Eumelus to Timotheus excepting Pindar. London, William Heinemann; New York: G. P. Putnam’s sons, 1924.
NOËL, Marie-Pierre. La persuasion et le sacré chez Gorgias. In: Bulletin de l’Association Guillaume Budé, nº2, juin 1989. pp. 139-151. Disponível em: <https://www.persee.fr/doc/bude_0004-5527_1989_num_1_2_1388>. Acesso em: Maio de 2021.
PERELMAN, Chaïm. Retóricas. São Paulo, Martins Fontes, 2004.
PLATÃO. Mênon. Tradução de Maura Iglésias. Rio de Janeiro; Ed. PUC-Rio, Loyola, 2001.
PLATÃO. Górgias. Tradução, ensaio introdutório e notas de Daniel R. N. Lopes. São Paulo, Perspectiva, 2011.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SALLES, Lucio Lauro Barrozo Massafferri. Da palavra como phármakon. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014.
SCHIAPPA, Edward. Did Plato coin Rethorike, The American Journal of Philology, Vol. 111, No. 4 (Winter, 1990), p. 457-470.
UNTERSTEINER, Mario. A obra dos sofistas. Editora Paulus, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés César de Alencar, Vinícius Brito Barros 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...