Dionísio Pseudo Areopagita e o nada de Deus

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1235

Mots-clés :

Dionísio Pseudo-Areopagita; Neoplatonismo; Nada; Deus; Apofaticismo.

Résumé

Seguindo uma célebre afirmação heideggeriana, poderíamos dizer que a história da filosofia ocidental se constitui como uma onto-teo-logia. Essa assertiva, que em seu contexto crítico possui um sentido teórico-metodológico delimitado para os que buscam compreender a questão norteadora da filosofia grega e, posteriormente cristã, ou seja, a do fundamento do real ou do ser, não se sustenta quando aplicada à tradição apofática dionisiana. Marcado pelo diálogo com o neoplatonismo, o Corpus areopagyticum, por sua radical característica apofática, não somente coloca em suspensão uma certa linearidade histórico-filosófica herdeira do pensamento de Platão, mas instaura um modo de tratamento da linguagem humana para com o divino que permanece em vigor até os dias atuais. Esse artigo tem como finalidade pensar, à luz do diálogo com o pensamento neoplatônico, a noção de Deus como “nada de tudo o que é” e suas consequências para a teologia negativa dionisiana.

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Biographie de l'auteur

Cicero Cunha Bezerra, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Filosofia pela Universidad de Salamanca (USAL), Salamanca – Espanha. Professor de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristovão – SE, Brasil. Pesquisador Produtividade, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, 2019/2021

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Publiée

2019-10-15

Comment citer

BEZERRA, Cicero Cunha. Dionísio Pseudo Areopagita e o nada de Deus. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 294–304, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1235. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1235. Acesso em: 24 nov. 2024.

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